terça-feira, 15 de maio de 2012

DECISÃO SOBRE GREVE DOCENTE É ADIADA Nova reunião de negociação com o governo está marcada para esta quarta



Uma assembleia bastante participativa (ver foto) realizada nesta terça (15) deliberou pelo adiamento da decisão sobre deflagração de greve docente na UESPI. A categoria decidiu esperar pelo resultado de nova negociação com a Secretaria de Administração, que está marcada para acontecer às 13h desta quarta (16), antes de decidir sobre a greve. A ADCESP está convidando a categoria a participar da reunião, que será no primeiro andar do prédio da Secretaria de Administração, no Centro Administrativo.

Foi marcada uma nova assembleia geral, com paralisação de 24h, para a próxima quarta-feira (23), onde os rumos do movimento serão definidos. Até lá, serão realizadas reuniões de mobilização e de avaliação das negociações com o governo. Em todas as reuniões anteriores, o secretário de Administração Paulo Ivan afirmou que estava aguardando informações oficiais da reitoria da UESPI para avaliação de impactos financeiros sobre as reivindicações da categoria docente e que por isso não poderia apresentar resposta. Na segunda-feira, a Secretaria de Administração recebeu oficialmente as informações que solicitou à Administração Superior da UESPI e por isso desmarcou a reunião agendada para aquele dia, remarcando a audiência para esta quarta (16), onde deve apresentar posição à categoria.

Os professores da UESPI, durante a assembleia, repudiaram a demora do governo em apresentar proposta à categoria, uma vez que as reivindicações docentes foram apresentadas ainda em março. Os docentes estão se prepararando para deflagrar greve a partir da próxima semana, a depender do resultado da nova reunião de negociação. Decidiu-se também procurar a unificação das mobilizações com professores da UFPI e IFPI que estão em campanha salarial e que também podem entrar em greve nos próximos dias.

Outras deliberações da assembleia: 
rejeição de resolução sobre encargos docentes e exigência
de eleição direta para diretor do campus de Bom Jesus

Os professores, após discussão, decidiram praticamente por unanimidade (apenas uma abstenção) rejeitar a mais recente resolução da reitoria da UESPI que trata sobre encargos docentes, que fere a Lei Complementar 124/2009 (Plano de Cargos e Salários dos docentes da UESPI) e aumenta a carga de trabalho dos professores, enquanto diminui jornada para os que têm cargos na Administração Superior. Será enviado um ofício à reitoria informando a decisão e cobrando negociação imediata sobre o assunto. Ao mesmo tempo, a assessoria jurídica da ADCESP entrará com representação contra a resolução.

Na reunião, a comissão de professores eleita em assembleia anterior apresentou minuta de resolução sobre Encargos Docentes, para ser apreciada pela categoria docente na assembleia geral de 23 de maio. A proposta será divulgada por email e no blog da ADCESP, para receber contribuições.

Outra decisão importante da assembleia geral foi a de denunciar os desmandos da diretora do campus da UESPI em Bom Jesus, que continua perseguindo professores e estudantes. A diretora (que não tem nem mesmo contrato temporário como professora da UESPI) está no cargo por indicação do irmão, o deputado Fábio Novo (PT). Contra ela, há uma campanha de professores e estudantes que, em abaixo-assinado, denunciam o autoritarismo da diretora e pedem que ela seja substituída. Os docentes decidiram, na assembleia desta terça, reivindicar a realização imediata de eleição direta no campus de Bom Jesus e também nos campi onde a escolha do diretor foi feita a partir de indicações de políticos. Chega de autoritarismo! Não ao nepotismo!



Reunião de classificados no Ministério Público

Nesta quarta, às 9h, haverá reunião entre representantes da ADCESP, Ministério Público Estadual e comissão de professores classificados no último concurso para professor efetivo da UESPI. Vamos cobrar do Ministério Público medidas para nomeação imediata dos classificado, onde houver necessidade de professor efetivo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário