segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ASSEMBLEIA GERAL: ADCESP inicia discussão estatutária e debate intervenção do EaD na Universidade Estadual

Na manhã de sexta-feira (29), professoras e professores se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária no auditório Central do campus poeta Torquato Neto, com pauta principal referente à discussão de alterações no estatuto da ADCESP. Além da pauta estatutária, os e as professoras debateram sobre assuntos relacionados à interferência de projetos do EaD (Ensino à Distância) na instituição, informes jurídicos, e propostas do movimento geral para o semestre.


Mudanças no Estatuto da ADCESP (minuta – discussão inicial)

Foi exposta e realizada uma discussão inicial sobre a minuta de mudanças estatutárias da Associação de Docentes da UESPI.  Haverão mais três assembleias gerais para  discutir destaques de alteração no conteúdo do estatuto. Na terceira e última assembleia será feita a aprovação do novo estatuto com alteração dos pontos que a ele forem sugeridos. Para ter acesso ao estatuto atual clique AQUI. A diretoria aconselha aos associados e associadas a leitura prévia do documento, para que nas próximas assembleias sejam feitas as sugestões de mudança.

Abaixo seguem algumas propostas de alteração – que só serão aprovadas em assembleia convocada para este fim - sugeridas na Assembleia desta sexta-feira (29):
- Mudança de Associação para Sindicato;
- Mudança da sigla ADCESP para SINDUESPI;
- Pequenas alterações na redação de alguns artigos.

A próxima Assembleia Geral está prevista para o dia 09 de setembro, nela também haverá um ponto de discussão sobre mudanças estatutárias. 

Professores em leitura e proposição de alterações no estatuto da ADCESP.


Assuntos Diversos

UESPI em debate: A ADCESP em conjunto com o movimento SOS UESPI está articulando um debate com candidatos ao governo Estadual no mês de setembro. O objetivo é colocar em discussão as propostas dos candidatos e partidos para a Educação Pública no Piauí, com destaque para a Universidade Estadual e Educação Básica.  No dia 17 de setembro, será realizado debate com candidatos e candidata ao Governo do Estado, das 17h30 às 21h, no Auditório Central do campus Poeta Torquato Neto, bairro Pirajá, em Teresina. Em seguida, no dia 18 de setembro, também das 17h30 às 21h a comunidade acadêmica discutirá propostas com candidatos ao Senado. Os convites serão enviados aos comitês e as confirmações publicadas nos meios de comunicação da nossa associação.

ADCESP em pesquisa: A professora Rosângela, do curso de história do campus Clóvis Moura, está trabalhando em projeto de doutorado. O tema da pesquisa busca entender como os professores avaliam nossa associação na relação com a reitoria e governo nas greves entre 2003 e 2012. A doutoranda avisa que séra encaminhado um questionário aos e às professoras efetivas para contribuição na pesquisa.

Informe jurídico sobre os precatórios e ações do adicional por tempo de serviço: Após uma série de conversas com os Juízes das Varas das Fazendas Públicas e com a Corregedoria do Tribunal de Justiça, sugeriu-se que se proceda às execuções dos valores devidos pela UESPI e Estado do Piauí de forma fracionada, acionando ações com grupos de até 05 (cinco) professores, sem a necessidade de recolhimento de custas. O trabalho já está sendo realizado. Importante acrescentar aos professores que não nos entregaram a Ficha Financeira por Matrícula utilizada pelos contadores para efetuarem o cálculo do valor devido, que tal documento se faz indispensável, no entendimento dos Juízes das causas. Além disso, devemos esclarecer que as prioridades para pagamento definidas pela Justiça abrangem os titulares de crédico com idade superior a 60 (sessenta) anos de idade, bem como portadores de doença crônica comprovada através de laudo médico. Em relação aos processos sobre o adicional por tempo de serviço, também no entendimento dos Juízes e da Corregedoria, devemos ajuizar ações com até 05 (cinco) autores, trabalho que já está sendo viabilizado.

Repasses do Encontro Nacional de Educação: A professora Lucineide Barros, que esteve presente no encontro, realizado no Rio de Janeiro no início deste mês, fez alguns repasses e indicou a leitura da Carta do Encontro, elaborada no final do evento. Clique AQUI e acesse a Manifesto do ENE.

Nova sede da ADCESP: Após cerca de quatro meses em reforma, a sede da ADCESP está quase pronta. A inauguração do espaço docente reformado ocorrerá no próximo dia 09, terça-feira, às 17h30, na sede própria da nossa Associação, próxima à Biblioteca Central do campus Pirajá.

Discussão sobre reposição de disciplinas canceladas: Foi dado o repasse de que disciplinas canceladas no semestre passado (2014.1), pela ausência de professores em alguns cursos da universidade, seriam repostas através de aulas à distância, com recursos advindos do EAD. A preocupação que foi colocada em assembleia foi relativa à permanência dessa medida que seria prejudicial e poria em risco o ensino presencial na UESPI. A proposta é que haja debates sobre a ausência de docentes na instituição - que no semestre passado obteve um ônus de mais de 500 disciplinas canceladas -, seguida de discussões sobre os projedos de educação à distãncia e suas interferências no ensino presencial. O movimento SOS UESPI deve se reunir na tarde desta sexta-feira (29) para acordar a data do primeiro debate sobre ausência de docentes na UESPI.

Grito dos Excluídos: Dia 7 de setembro será realizado em Teresina mais uma edição do Grito dos Excluídos, concentração às 7h da manhã na Câmara Legislativa, em Teresina. Na UESPI do Pirajá, no dia 4 de setembro, às 17h30, no auditório Central, haverá um debate sobre Reforma Política como atividade de mobilização para o ato no dia 7 de setembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário