segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Semana de mobilização faz resgate histórico de greves na UESPI

Nos dias 31/08, 01 e 02/09 a ADCESP, realiza a Semana de Mobilização que traz como tema A UESPI ACABA NOS TRINTA? Serão realizados debates sobre conjuntura da educação, manutenção de direitos conquistados, organização e trabalho docente, autonomia financeira da UESPI, adoecimento docente, dentre outros temas que serão discutidos em mesas com contribuições de professores e técnicos das Universidades Estadual e Federal do Piauí. 

No primeiro dia de evento, a professora Rosângela Assunção – UESPI, debaterá sobre o tema “As lutas da ADCESP pela manutenção de direitos dos(as) docentes”, a história de luta dos professores da universidade em busca de direitos e melhorias nas condições de trabalho, despertaram a atenção e este passou a ser o tema da tese de doutorado da professora Rosângela Assunção, que será apresentada em março de 2017, na Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro. 

“Gosto de história política, queria trabalhar a política sindical. A ADCESP me deu uma abertura para pesquisar; já participei da diretoria da ADCESP e convivi com o sindicato. Meu mestrado é em políticas públicas, tive a possibilidade de analisar a universidade de perto e ter um bom material para isso”, disse a professora.

A pesquisa analisa a relação entre a ADCESP, Governo do Estado e Reitoria, nas greves de 2003, 2004, 2008, 2011 e 2012. Como os movimentos grevistas iniciaram, quais as pautas, processo de mobilização na capital e no interior e como o Governo e Reitoria trataram a situação. A principal fonte de pesquisa são as atas das Assembleias da ADCESP e os jornais impressos de veiculação local. 

A professora Rosângela percebeu que de 2008 à 2016 as pautas das greves praticamente foram as mesmas. 

“As mudanças e conquistas diminuiram a cada greve, por isso as pautas acabavam se repetindo, reflexo do fechamento do governo. O canal de negociação ficava mais estreito a cada greve e o movimento passou a tentar manter os direitos que já haviam sido conquistados”, explicou.

A greve de 2016.1 apresentou um cenário diferente, embora faça parte da pesquisa da professora Rosângela. Os detalhes, dados, analises, posicionamentos e críticas, serão apresentados na Semana de Mobilização: A UESPI PARA NOS TRINTA?. Para mais informações, entre em contato com a ADCESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário