quinta-feira, 18 de julho de 2013

UESPI lança edital para contratação de professores substitutos e ignora nomeação dos classficados

A PREG lançou, na última quarta-feira (16), o Edital nº 022/2013, que trata de processo seletivo para professor substituto nos campi da capital e interior, “para atender as necessidades de professores nos Campi/Núcleos Universitários de São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí, Picos, Oeiras e Amarante, referentes ao 2º semestre de 2013”. É o que diz o edital.




Mais uma vez a UESPI convoca um seletivo para contratação de professores substitutos, mesmo tendo uma lista de docentes classificados no último concurso que esperam por nomeação. A Lei Complementar 124/2009 determina que a Universidade efetive todo seu quadro docente até Julho de 2013, portanto, até mês passado. O que significa dizer que a universidade está descumprindo uma Lei e ainda lança mais concursos para docentes substitutos.

Além disso, o Senado aprovou a Lei Geral dos Concursos Públicos, que dentre outras coisas, proibe a realização de novos exames sem que os aprovados em provas anteriores tenham sido convocados.

A notícia gerou muita indignação entre os classificados que há muito tempo reclamam ao Governo e Reitoria a nomeação de seus cargos. Um dos classificados, que achamos melhor não divulgar seu nome, afirma que em momento eles foram avisados que abririam novas vagas para substituto. “Estou surpreso, indignado, estarrecido com essa falta de respeito. Com certeza sairá outros editais nas outras vagas, isso eu não tenho dúvidas” diz.

No Facebook, muitos docentes desabafaram e criticaram o governo e a administração superior da Universidade pela falta de compromisso e respeito. “Indignada, vendo minha vaga sendo substituída. Eu não aguento esse governo e não acredito nessa justiça”, disse uma professora. Ou docente classificado em Picos diz, “estou classificado para Picos, abriram 1 de 40 e 1 de 20 pra lá e 2 de 20h pra Floriano. Um absurdo”, conclui. Preferimos não revelar os nomes dos docentes como forma de resguardar sua privacidade pessoal e não expô-los.

Nesse momento é importante fortalecer a luta em defesa dos classificados e pela imediata efetivação do quadro docente da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário