quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Docentes da UESPI aprovam paralisação de 24h em conjunto com outras categorias de servidores estaduais

A categoria docente da Universidade Estadual do Piauí se reuniu em assembleia na manhã desta quarta-feira (19) para tratar dos posicionamentos dos professores diante das divulgação por parte do governo Estadual de que  não fará o pagamento do reajuste salarial dos servidores estaduais, incluindo os professores e servidores técnicos-administrativos da UESPI.
A medida gerou um clima de instabilidade e insegurança entre o funcionalismo, já que os reajustes foram aprovados em Lei, em anos anteriores. Na assembleia, foi unânime a aprovação de paralisação de 24h na próxima segunda-feira (24/11) e participação de ato público em frente ao Palácio de Karnak, a partir das 9h da manhã.
A paralisação e o ato público também foram aprovados por outras categorias afetadas pelo calote do governo nos reajustes salariais. Os sindicatos estão em alerta diante dos rumores de atraso no pagamento em dia do salário de dezembro e do 13º, divulgados na mídia. Uma outra questão que preocupa ao conjunto do funcionalismo estadual é a situação da previdência, pois há indícios de rombo no Iapep. Os servidores públicos também se manifestam em defesa do Iapep, e contra qualquer medida que represente privatização da previdência.
É fundamental que os professores dos campi do interior e litoral possam se reunir e discutir sobre a paralisação, para que o movimento se fortaleça. Os docentes do interior e litoral que desejam participar do ato público na segunda-feira (24), podem entrar em contato com a Adcesp (86 3213-2300) para solicitar ajuda de custo. Também fazemos um chamado aos servidores administrativos da Uespi a fortalecerem esta luta e também paralisarem atividades na próxima segunda-feira.

Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente em novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. É uma importante data para dar ainda mais visibilidade à luta contra o racismo. Nesta quinta (20) e sexta (21), no campus Torquato Neto, acontecem atividades relativas ao tema. Veja programação aqui.

Jurídico

Há novidades sobre a ação de Adicional por Tempo de Serviço. Os interessados devem procurar a assessoria jurídica da Adcesp, que está às terças e quintas-feiras à disposição, na sede do sindicato, para tirar dúvidas.

Funcionamento do escritório da Adcesp

Na próxima assembleia deverá ser apresentada uma proposta de funcionamento e regulamentação para os horários de funcionamento da sede (escritório) e sobre normas de reserva/aluguel do clube.


ADCESP REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL EM PARCERIA COM ILAESE

A Associação de Docentes da UESPI (ADCESP), Seção Sindical do ANDES SN, realizará um curso de formação sindical nos dias 28 e 29 de novembro. O curso de 'Concepção, Estratégia e Prática Sindical' será ministrado por Daniel Romero, do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE), nos turnos da manhã e da tarde no campus Poeta Torquato Neto, com duração de 16 horas.

O curso é dirigido para a diretoria da ADCESP e filiados à entidade, com breve história dos sindicatos no mundo e no Brasil, a experiência do novo sindicalismo surgido na década de 1980, os Princípios de um sindicalismo classista e combativo, um balanço dos governos do PT, a doença da burocratização dos sindicatos e a Importância da Organização por Local de Trabalho. Tudo isto com muita dinâmica, vídeos, filmes, leitura, debates, etc. 

Por questões de metodologia, as vagas são limitadas. Para se inscrever, os(as) interessados(as) devem entrar em contato com a ADCESP pelo telefone (86) 3213-2300 ou e-mail adcesp@gmail.com.

Participe!



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

NESTA QUARTA, ASSEMBLEIA GERAL DOCENTE NA UESPI VAI DELIBERAR SOBRE PARALISAÇÃO UNIFICADA DOS SERVIDORES ESTADUAIS

Os professores e professoras da UESPI se reunirão em assembleia geral nesta quarta (19/11), às 9h, no anfiteatro do CCN (espaço dos caixas eletrônicos, campus Poeta Torquato Neto). A categoria docente vai discutir e aprovar encaminhamentos a respeito do anúncio do governo do Estado de que descumprirá reajuste salarial para este mês de novembro. O reajuste está previsto desde o ano de 2013.

O calote anunciado pelo governo é um ataque a um direito conquistado com muita luta pela categoria. Os servidores técnico-administrativos da UESPI, que teriam reajuste para dezembro, também serão afetados, assim como mais outras 10 categorias do funcionalismo estadual (trabalhadores da Saúde, Segurança, Secretaria de Justiça etc).

Representantes de sindicatos em articulação
conjunta em defesa dos servidores estaduais.
Na sexta-feira (14) pela manhã, representantes de vários sindicatos (de categorias afetadas pelo calote) se reuniram para articular uma luta conjunta e exigir que o governo implemente os reajustes dos servidores. A ADCESP se fez presente. Ficou encaminhado que serão realizadas assembleias gerais das categorias durante esta semana, que devem deliberar sobre paralisação de 24h com ato público, no centro da cidade, para a próxima segunda-feria (24/11).

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

APÓS CORTE NO AUMENTO, PROFESSORES DA UESPI CONVOCAM ASSEMBLEIA GERAL

Agora é luta!

Assembleia Geral Docente na UESPI dia 19/11 (quarta-feira), às 9h!

_____________________________________________

O governo Zé Filho (PMDB) tem anunciado, através dos meios de comunicação, que vai congelar os salários dos servidores estaduais que, por Lei, deveriam receber reajuste neste mês de novembro e dezembro.

Os docentes e servidores técnico-administrativos, que já sofrem com baixos salários e com perdas salariais causadas pela inflação em alta, serão afetados por esta medida do governo, caso ela venha a se concretizar.

Por isso, é importante a unidade dos docentes e técnicos-administrativos da UESPI, além de as outras categorias de servidores estaduais afetadas, para lutar contra o congelamento salarial e o descumprimento das Leis que garantem o reajuste. No caso dos docentes da UESPI, a lei foi aprovada ainda em 2013. Nesta quinta, representantes da Adcesp, Sinpoljuspi Sindicato dos Agentes Penitenciários, Sindespi Ong e de outras entidades foram ao Palácio de Karnak tentar audiência. O governo, no entanto, ainda não marcou data para reunião (veja reportagem da TV Clube, abaixo). Nesta sexta, às 10h, no Sindespi, as entidades sindicais farão reunião para discutir como unificar a luta em defesa dos direitos das diversas categorias de servidores públicos estaduais afetadas com o congelamento.

Diante deste grave quadro, a Adcesp - Associação dos Docentes do Ensino Superior da Uespi Universidade Estadual UespiUespi Universidade Estadual Pi convoca assembleia geral para quarta-feira (19) às 9h, no Anfiteatro do CCN (perto dos caixas eletrônicos), com a seguinte pauta:]



1) Informes;
2) Discussão e deliberação sobre indicativo de paralisação ou de greve (por descumprimento, por parte do Governo do Estado, da Lei que reajusta salários da categoria docente da UESPI);
3) Jurídico: encaminhamentos da ação de Adicional por Tempo de Serviço;
4) Aprovação de regimento da sede social (clube) e do escritório/secretaria da ADCESP (campus Torquato Neto); e
5) Outros assuntos de interesse da categoria docente.

Todos à luta!

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

GOVERNO SUSPENDE REAJUSTE SALARIAL DOS PROFESSORES DA UESPI E DE MAIS 10 CATEGORIAS

O sinal é de alerta geral para professores da UESPI e várias categorias de servidores estaduais no Piauí. Saiu no jornal "O Dia" desta quarta (12) declaração do Secretário de Administração, João Henrique Sousa, de que o governo Zé Filho (PMDB) não vai pagar o reajuste salarial aprovado em lei para a folha do mês de novembro. Se isso for verdade, a medida afetará os docente da Uespi e outras 10 categorias. 

Não podemos aceitar que os servidores públicos estaduais paguem pela crise que foi criada pelo governo Zé Filho. Nesta quinta (13), às 10h, haverá reunião da diretoria da ADCESP para discutir alguns encaminhamentos, dentre eles a definição de data da próxima Assembleia Geral, que discutirá os passos que tomaremos em defesa de nossos direitos. Ainda nesta quinta, um representante da Adcesp se reúne com representação de outros sindicatos (dentre eles Sinpoljuspi - Sindicato dos Agentes Penitenciários - e Sindespi) para debater como unificar a luta dos servidores estaduais pelo cumprimento dos reajustes salariais.

Não aceitaremos o calote de Zé Filho.
Pelo pagamento dos reajustes aprovados em Lei, todos(as) à luta!

Abaixo segue matéria publicada nesta quarta-feira (12), no Jornal O DIA.
Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 11 de novembro de 2014

ATRASO DE REPASSES DO GOVERNO TAMBÉM AFETA A FAPEPI



A Associação de Docentes da UESPI (ADCESP) recebeu na manhã desta terça-feira (11) denúncia de atrasos na bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), para bolsas de mestrado e doutorado. De acordo com a denúncia, não houve pagamento das bolsas referentes ao mês de setembro, pagas no mês de outubro. A bolsa de outubro também estaria comprometida, devido ao não pagamento até agora, no mês de novembro. O atraso traz grandes prejuízos para professores da UESPI que estão em outros estados fazendo pós-graduação, e também afeta colegas de outras instituições que contam com o pagamento da bolsa para gastos com habitação, transporte e alimentação.

A ADCESP entrou em contato com a FAPEPI que confirmou o atraso e afirmou não haver previsão para a efetivação dos dois meses de bolsa. A FAPEPI alegou o não repasse de recursos públicos advindos da Secretaria Estadual de Fazenda. Recentemente, em debate promovido pela campanha SOSUESPI sobre orçamento da universidade Estadual, a reitoria da universidade também denunciou a não transferência de repasses do governo Estadual através da Secretaria de Fazenda.

A ADCESP exige que o Governo do Estado atualize o pagamento das bolsas da FAPEPI, tendo em vista que o atraso afeta a vida de centenas de famílias de bolsistas. O atraso também prejudica o trabalho acadêmico dos pesquisadores, que deveriam estar com máxima atenção para os estudos, e não com preocupações financeiras decorrentes do descaso do governo.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ADCESP solicita audiência com equipe de transição de governo

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (ADCESP) solicitou audiência junto à equipe de transição do governo Wellington Dias (PT) para apresentar demandas da comunidade universitária, dentre elas o aumento no orçamento da UESPI, autonomia financeira, efetivação de todo o quadro docente e de técnicos, política de assistência estudantil, mais investimentos (instalações físicas, laboratórios, bibliotecas), dentre outros pontos.
Audiência Pública ainda não tem data
marcada. (Foto: ALEPI)
A solicitação foi feita junto à Srª Regina Sousa e ao Sr. João Rodrigues, coordenadores da equipe de transição. Até o momento, não houve resposta aos pedidos de audiência. Na semana passada, a ADCESP e representantes do movimento estudantil se reuniram com o deputado Antônio Félix, relator do projeto de Lei Orçamentária 2015 na Assembleia Legislativa, para reivindicar aumento de orçamento para a Universidade Estadual do Piauí.

O deputado Antônio Félix afirmou que até o final do mês de novembro será realizada audiência pública na Assembleia para se discutir o projeto de Orçamento 2015. A ADCESP e movimentos que fazem parte da campanha SOS UESPI estão se preparando para mobilizar a comunidade universitária, para participar da Audiência e exigir mais verbas e autonomia financeira para a UESPI.

ATRASO SALARIAL PREJUDICA SERVIDORES TERCEIRIZADOS DA UESPI

Os servidores terceirizados da UESPI vinculados à Limpel e Servsan estão reclamando de constantes atrasos no pagamento de salários, adicional de férias, tíquete-alimentação e vale-transporte. Revoltados com o descaso destas empresas, vários trabalhadores resolveram cruzar os braços.

A Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP) repudia a falta de respeito aos trabalhadores e exige que a Administração Superior da Universidade (que tem responsabilidade solidária na contratação de terceirizados) adote medidas cabíveis para punir as empresas que não cumprem com suas obrigações junto aos servidores terceirizados, e que os trabalhadores tenham direitos trabalhistas pagos em dia.

A ADCESP cobra ainda a nomeação dos servidores concursados para o cargo efetivo de diversas áreas, para combater a precarização das relações de trabalho na UESPI.


TERÇA-FEIRA (11): DIA DE ATENDIMENTO EXCLUSIVO UNIMED



Informamos que nesta terça-feira (11) o escritório da ADCESP fará atendimento exclusivo para resolução de questões relativas ao plano de saúde UNIMED. Interessados em resolver pagamentos, cancelamentos, atualizações cadastrais, dirimir dúvidas, contestar débitos ou outros assuntos devem se dirigir a nossa sede ou entrar em contato pelo (86) 3213-2300 / 8876-0196 ou adcesp@gmail.com.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Reunião prepara atividades para reforçar a luta por mais verbas e autonomia financeira para a UESPI


Nesta sexta-feira (07), às 17h, faremos uma reunião na Adcesp Uespi para discutirmos encaminhamentos que tomaremos para acompanhar o processo de discussão e votação do Orçamento Geral do Estado 2015 (especialmente o da UESPI), e a continuidade dos debates ( UESPI em Debate, da campanha SOS UESPI).

Ontem (quarta), tivemos reunião com o relator do projeto de Orçamento, Dep. Antônio Felix, na Assembleia Legislativa, onde levamos nossa reivindicação por aumento de verbas para a UESPI e por autonomia financeira. Denunciamos que o orçamento da UESPI (que tem mais de 20 mil estudantes, mil servidores e mais de mil professores espalhados por todo o Piauí) é bem menor que o da Assembleia Legislativa (com apenas 30 deputados e funciona apenas em Teresina) e, ainda assim, ano a ano, o pouco que é orçado não é executado (o governo não repassa o previsto na Lei Orçamentária para a UESPI).

O deputado se comprometeu em analisar a reivindicação que o movimento SOS UESPI deve formalizar (o que deve ser discutido na reunião convocada pela Adcesp para esta sexta-feira). Também será realizada uma audiência pública sobre o Orçamento, com data a ser definida pelo deputado.

No sábado (08), às 15h, haverá reunião da Coordenação Estadual da Central Sindical e Popular - CSP Conlutas (a qual o Andes-SN e Adcesp são filiados), na sede da entidade (Rua Benjamim Constant, 1835, centro norte, em frente à Oficina da Palavra). Entre as pautas: debate sobre conjuntura, plano de lutas, organização interna.