A Associação de Docentes da UESPI (ADCESP) recebeu na manhã desta terça-feira (11) denúncia de atrasos na bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), para bolsas de mestrado e doutorado. De acordo com a denúncia, não houve pagamento das bolsas referentes ao mês de setembro, pagas no mês de outubro. A bolsa de outubro também estaria comprometida, devido ao não pagamento até agora, no mês de novembro. O atraso traz grandes prejuízos para professores da UESPI que estão em outros estados fazendo pós-graduação, e também afeta colegas de outras instituições que contam com o pagamento da bolsa para gastos com habitação, transporte e alimentação.
A ADCESP entrou em contato com a FAPEPI que confirmou o atraso e afirmou não haver previsão para a efetivação dos dois meses de bolsa. A FAPEPI alegou o não repasse de recursos públicos advindos da Secretaria Estadual de Fazenda. Recentemente, em debate promovido pela campanha SOSUESPI sobre orçamento da universidade Estadual, a reitoria da universidade também denunciou a não transferência de repasses do governo Estadual através da Secretaria de Fazenda.
A ADCESP exige que o Governo do Estado atualize o pagamento das bolsas da FAPEPI, tendo em vista que o atraso afeta a vida de centenas de famílias de bolsistas. O atraso também prejudica o trabalho acadêmico dos pesquisadores, que deveriam estar com máxima atenção para os estudos, e não com preocupações financeiras decorrentes do descaso do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário