terça-feira, 28 de maio de 2013

Participe do debate sobre Autonomia e financiamento da UESPI, dia 29/05

No dia 29 de maio, às 16h, no auditório central do Campus Poeta Torquato Neto, promoveremos um debate sobre “Autonomia e financiamento da UESPI”, que pretende contar com representantes do Governo do Estado, Administração Superior desta Instituição de Ensino Superior e comunidade universitária em geral. Neste sentido, convidamos todos os docentes e interessados no tema à contribuir para a formulação de uma politica educacional que preze por mais investimento e autonomia para as universidades.

evento faz parte da programação do “Dia Nacional de Luta por Financiamento e Autonomia das Universidades Estaduais e Municipais” convocado pelo Sindicato Nacional dos Docentes em Instituições de Ensino Superior (ANDES SN), com o objetivo de ampliar o debate sobre a Educação Pública Superior e a melhoria de sua qualidade.



segunda-feira, 27 de maio de 2013

29 de Maio: Dia Nacional de Luta por Financiamento e Autonomia das Universidades Estaduais e Municipais

Na UESPI faremos um debate sobre “Autonomia e financiamento da UESPI”, no dia 29 de Maio, às 16 horas, no Auditório Central da UESPI.



Historicamente, com raras exceções, as IEES/IMES surgiram a partir de articulações político-eleitoreiras, o que não lhes retira a importância que passam a assumir na interiorização da Educação Superior e na produção do conhecimento científico, artístico e cultural. As IEES/IMES surgem sem uma dotação orçamentária que dê conta das atividades de ensino, pesquisa e extensão, levando à precarização das condições de trabalho, através da falta de equipamentos, laboratórios e salas de aulas, além dos arrochados salários. Esta é a situação das IEES/IMES na maior parte do país e um dos elementos que unifica o Setor no âmbito do ANDES – Sindicato Nacional.



Tentando reverter esta situação de desrespeito a autonomia e das escassas verbas, com o objetivo de construir universidades autônomas, democráticas, públicas, gratuita e de qualidade, de acordo com o projeto ANDES–SN, o Movimento Docente, assim como o Movimento Estudantil e dos Técnico-administrativos, tem realizado duros embates com governos estaduais e municipais.

Em relação à dotação orçamentária, em alguns locais existe uma lei que garante a subvinculação do repasse financeiro às IEES/IMES, mas nem sempre o governo cumpre; em outros, mesmo com a garantia subvinculação, os recursos estão bem aquém do necessário; e na grande maioria dos estados não existe nenhum instrumento legal que garanta às IEES/IMES uma dotação orçamentária específica para a Educação Superior. Desse modo, vivemos uma situação de penúria na maioria dos estados, onde os governadores, pela lógica da privatização e da mercantilização da educação, não priorizam o investimento nas universidades, deixando-as à míngua.

Por outro lado, a autonomia universitária, indissociável da democracia interna das IEES/ IMES, é uma bandeira muito cara ao longo da história do nosso Sindicato! As definições do financiamento, da carreira docente, da política de pessoal, do regime jurídico, do processo de escolha de dirigentes, da avaliação, entre outros aspectos, dependem da autonomia  universitária. Lutamos pela autonomia para contrapor alógica produtivista que concebe a educação e o saber como mercadorias, com efeitos nefastos para a saúde das/dos docentes. Exigimos o cumprimento do art. 207 da Constituição Federal de 1988, que garante a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial às universidades.

Diante disso, o dia 29 de maio representa um passo importante na unificação das lutas do Setor das IEES/IMES, pois compreende o período em que os chefes do poder Executivo devem encaminhar ao poder Legislativo a Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano subsequente. Por isso é importante que cada professora e professor e toda a comunidade universitária se empenhe nessa luta para que possamos, de fato, garantir recursos à altura de uma universidade pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada e que, assim, ela que possa contribuir com o desenvolvimento cultural, artístico, científico e tecnológico do país, na perspectiva da superação dos graves problemas que atingem a maioria trabalhadora deste país.


Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de

Ensino Superior – ANDES-SN

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Docentes aprovam contraposta do Governo e reacendem luta por melhores condições de trabalho


Em Assembleia Geral, realizada nesta quarta-feira (22), os docentes da Universidade Estadual do Piauí, dos campi da capital e interior, debateram a contraproposta de reajuste salarial apresentada pelo governo, na última sexta-feira (17). Sem proposições contrárias, a contraproposta do governo foi aprovada por ampla maioria da categoria. O ofício comunicando a decisão da assembleia já foi encaminhado ao governo.




De acordo com a proposta, o aumento total será de 50% (sob juros simples, não acumulativos), escalonado em três anos, sendo:

2013: 5% em maio e 5% em novembro;
2014: 7,5% em maio e 10% em novembro (sobre o vencimento de abril de 2013)
2015: 10% em maio e 12,5% em novembro (sobre o vencimento de abril de 2013).


Para além do salário

A categoria também debateu a necessidade emergente de uma agenda de reivindicações quanto às questões estruturais da universidade, bem como condições de trabalho, assistência estudantil e autonomia financeira.

Essa agenda, pensada para os próximos três anos (tomando por base a duração da proposta de reajuste salarial), será encaminhado ao governo do estado. Segundo os docentes, um reajuste salarial se torna ineficaz, sem que haja, conjuntamente, uma politica de reestruturação da universidade que garanta condições dignas de trabalho.


terça-feira, 21 de maio de 2013

ADCESP convoca toda a categoria docente para assembléia geral desta quarta-feira


Nesta quarta (22), às 9h, haverá assembléia geral docente no anfiteatro do CCN (Campus Poeta Torquato Neto). A categoria docente vai deliberar sobre proposta de reajuste salarial do governo do Estado, definindo os rumos da campanha salarial.

A contraproposta apresentada pela categoria docente é de reajuste de 55%, em três anos, da seguinte forma:
2013: 10% em maio e 5% em novembro
2014: 12,5% em maio e 5% em novembro, sobre o vencimento de dezembro de 2013;
2015: 17,5% em maio e 5% em novembro, sobre o vencimento de dezembro de 2014.

A proposta até agora apresentada pelo governo é de 50% (juros simples, não cumulativos), divididos da seguinte forma:
2013: 5% em maio e 5% em novembro;
2014: 7,5% em maio e 10% em novembro (sobre o vencimento de abril de 2013)
2015: 10% em maio e 12,5% em novembro (sobre o vencimento de abril de 2013).

Esperamos que até a manhã desta quarta-feira o governo apresente resposta positiva quanto ao nosso pleito (55%, com cumulatividade) para apreciação na assembléia geral.

Queremos a participação de todos, filiados ou não

Vários professores dos campi do interior e litoral do Estado estão manifestando interesse de participar da assembléia geral.  Alguns deles, que ainda não são filiados à ADCESP, estão reivindicando participar da reunião com direito a voz e voto.

A diretoria da ADCESP esclarece que, regimentalmente, apenas os filiados têm direito a votar e ser votado. No entanto, a assembléia geral pode deliberar pela participação plena de professores não filiados no ponto específico sobre campanha salarial.

Esse é o entendimento da diretoria da ADCESP, que proporá que a assembléia delibere pela participação, com direito a voz e voto, de toda a categoria, no ponto específico sobre reajuste salarial.  Ao mesmo tempo, a diretoria da ADCESP espera que se fortaleça a luta da categoria docente, através da filiação de todos os presentes.

Comissão estuda reformulações no regimento da ADCESP. Contribua enviando sugestões!


Na última assembleia geral da categoria foi rediscutida a necessidade de reformulação do regimento da ADCESP, com o objetivo de ampliar a participação da base nas instâncias do sindicato, fortalecer a organização de base nos campi do interior, estimular o surgimento de novos dirigentes, enfim, democratizar a relações com a base da categoria.

Uma comissão formada pelo Professor Daniel Solon, Célia Leal e Lia Antunes é responsável por organizar uma proposta de reformulação que será debatida em Assembleia Geral especifica para este fim. Pontos como criação de novas diretorias, diretorias regionais, conselhos de representantes de base estão sendo estudados pela comissão.

Pedimos aos docentes que queiram enviar propostas de reformulação, que o façam e encaminhem ao e-mail da ADCESP (adcesp@gmail.com). Para isso, enviamos a baixo, um link com o atual regimento da ADCESP. 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Todos à Assembléia Geral Extraordinária, dia 22 de Maio.

A Diretoria da Associação dos Docentes do Centro de Ensino  Superior do Piauí-ADCESP/SSIND,  CONVOCA todos os associados, para uma ASSEMBLÉIA GERAL a ser realizada no próximo  dia 22 de maio de 2013, quarta-feira, no Anfiteatro do CCN UESPI-Pirajá,  em primeira convocação às 9:00h e em segunda convocação às 09h e 30min, com qualquer número de filiados de acordo com o regimento, para deliberar sobre a seguinte pauta: 

• Campanha Salarial.  
• Encaminhamentos. 




sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nova assembleia foi marcada para quarta-feira (22)

O secretário de Administração Paulo Ivan vai levar a contraproposta da ADCESP (veja aqui), aprovada em assembleia geral, para apreciação do governador do Estado na "reunião de monitoramento" com órgãos estaduais, dentre eles a UESPI, que será realizada na segunda-feira (19), pela manhã.

A perspectiva é que na segunda-feira à tarde a Secretaria de Administração apresente resposta à categoria docente, que tem nova assembleia geral marcada para o dia 22 de maio (quarta-feira).

A assembleia do dia 22 de maio será importantíssima para definir os rumos de nossa campanha salarial. Caso o governo não aceite nossa contraproposta, a categoria deve se pronunciar sobre quais passos deve tomar a partir dali, principalmente sobre possíveis atividades de mobilização sobre a campanha salarial, caso a proposta do governo não seja aprovada.

A Secretaria de Administração, logo depois do encerramento da assembleia geral de hoje, apresentou basicamente a mesma proposta anterior, com reajuste de 50% em três anos, mas divididos da seguinte forma: em 2013, seriam 5% em maio, mais 5% em novembro; em 2014, seriam 7,5% em maio, mais 10% em novembro; e em 2015, seriam 10% em maio e 12,5% em novembro. Ou seja: não mudou quase nada da proposta anterior (veja aqui).

O representante da ADCESP que recebeu hoje pessoalmente a proposta do Secretário de Administração, por volta das 13h, no Centro Administrativo, ressaltou a importância de se manter aberta a negociação. Na oportunidade, relatou-se a situação dos docentes da UESPI, que têm acumulado perdas salariais nos últimos anos e recebem o pior salário inicial entre as universidades estaduais brasileiras. Falou-se ainda que a contraproposta da categoria de forma nenhuma representaria ameaça ao equilíbrio financeiro do Estado, que tem o dever de melhor valorizar o trabalho docente. Ao final da reunião, o secretário se comprometeu em apresentar resposta na tarde de segunda-feira.




Dia de Luta por financiamento e autonomia da Universidade

O dia 29 de maio será marcado por uma mobilização nacional em defesa das universidades públicas estaduais e municipais (IEES/IMES), convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES SN). O Dia Nacional de Luta por Financiamento e Autonomia das IEES/IMES contará com um debate a ser realizado pela ADCESP, onde serão convidados representantes do ANDES SN, administração superior e Secretaria Estadual de Planejamento. O evento, aprovado na assembleia de hoje, discutirá a necessidade de mudança no financiamento e garantia de autonomia para a UESPI.
 


terça-feira, 14 de maio de 2013

Docentes aguardam resposta do governo. Nova assembleia geral dia 17/05!

Veja ainda: saiu relação de 48 classificados a serem convocados


O secretário estadual de Administração, Paulo Ivan, recebeu oficialmente a contraproposta (foto) de reajuste salarial aprovada em assembleia geral docente da UESPI nesta segunda-feira(13). O secretário afirmou que ainda hoje entraria em contato com o governador do Estado para apresentação da contraproposta.

Na oportunidade, ressaltamos que teremos nova assembleia geral na sexta-feira, às 9h, no auditório central da UESPI (Campus Poeta Torquato Neto) e que esperamos resposta positiva do governo até lá, para encaminharmos a votação. O secretário disse que o governador está em viagem oficial (ao Rio de Janeiro) e que fará o possível para apresentar resposta até quinta.


NOMEAÇÕES - A Secretaria de Administração nos disponibilizou uma relação com 48 nomes de professores classificados no último concurso efetivo na UESPI para nomeação. Outra lista com oito nomes já está no Karnak também para nomeações, mas ainda não temos acesso a ela. A nomeação dos classificados é uma conquista importante para toda a comunidade universitária e é fruto da luta em defesa da UESPI. No entanto, a ADCESP esperava que o número fosse superior, uma vez que se cogitava a nomeações de cerca de 70 professores este mês. Por isso, vamos continuar cobrando do governo e reitoiria a nomeações dos classificados, onde houver necessidade, além de realizar novos concursos onde for necessário.

ATENÇÃO: A Administração Superior da UESPI informou à ADCESP que o ofício destinado à Secretária de Administração está sendo refeito, por ter havido um erro de digitação. A relação correta para publicação no diário oficial nos próximos dias é essa, em anexo, com 59 nomes (e não com 48).

Veja no Link abaixo: https://docs.google.com/file/d/1L_JuGXl09TUT32n9KS0TPvX7pdRaOUgjilCWRkqd6hsCbCD50l8YTYnZJGkm/edit








Todos/as à luta em defesa da UESPI!

ADCESP
(86) 3213-2300
www.facebook.com/adcesp
twitter.com/adcesp


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Em assembleia geral, docentes da UESPI aprovam contraproposta para apresentar ao governo



Em Assembleia Geral, realizada nesta segunda-feira (13), os docentes da Universidade Estadual do Piauí debateram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo, que propôs um aumento de 50% distribuídos em três anos. Pela proposta do governo, em 2013, o reajuste seria de 5% em maio e 5% em novembro. Em 2014, haveria reajuste de 5% em maio e 12,5% em novembro. Já em 2015, seriam 5% em maio e 17,5% em novembro. Os juros seriam simples (não cumulativos) de ano para ano.



A assembleia contou com a participação de docentes do Piripiri, Campo Maior, Floriano e Teresina. Os professores dos campi do interior debateram, anteriormente, com os demais docentes e apresentaram na assembleia geral o resultado das discussões em suas cidades.

Em cima da proposta apresentada pelo governo, os docentes debateram e chegaram a uma contraproposta que será apresentada amanhã, às 14 horas, em reunião com o Secretário Paulo Ivan.

Foi discutido sobre a necessidade de um reajuste imediato de 10%, ainda no mês de maio, acrescentando os 5% do reajuste que havia sido prometido pelo governo em  novembro de 2012, e que ainda não foi efetuado. Dessa forma a contraproposta do sindicato seria:
2013: 10% em maio; 5% em novembro.
2014: 12,5% em maio; 5% em novembro.
2015: 17,5% em maio; 5% em novembro.

Os reajustes, na nova contraproposta aprovada em assembleia, seriam cumulativos de um ano para o outro.



Mais a informação:
ADCESP

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Assembleia Geral dos docentes da UESPI vai discutir proposta de reajuste


Na próxima segunda-feira (13/05), às 9h, no Anfiteatro do CCN (Campus Torquato Neto), a categoria docente da UESPI vai discutir e deliberar sobre a proposta de reajuste salarial enviada hoje (08) à Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP) pelo governo do Estado.

A proposta apresentada por ofício consiste em reajuste salarial de 50% distribuídos em três anos. Em 2013, o reajuste seria de 5% em maio e 5% em novembro. Em 2014, haveria reajuste de 5% em maio e 12,5% em novembro. Já em 2015, seriam 5% em maio e 17,5% em novembro.

A proposta do governo está sendo analisada pela diretoria da ADCESP, que apresentará posicionamento à categoria na assembleia geral de segunda-feira. A decisão sobre aceitação ou não da proposta, no entanto, cabe à própria categoria, na assembleia geral, devendo ponderar, dentre outros fatores, sobre a expectativa de inflação no período.

A diretoria da ADCESP propõe que docentes de outros campi (interior e litoral) discutam a proposta e se organizem para participar da assembleia geral de segunda-feira, em Teresina. Os/as filiados/as à ADCESP em campus afastados de Teresina que tiverem interesse em participar da assembleia geral podem solicitar ajuda de custo à Associação para deslocamento.

A participação de todos é importante para tomarmos a decisão mais acertada sobre nossa campanha salarial.

Nomeação de docentes classificados

Durante a reunião em que foi apresentada a proposta de reajuste, o secretário de Administração Paulo Ivan afirmou que novas nomeações de professores classificados no último concurso para cargo efetivo devem ser publicadas em breve no Diário Oficial do Estado.

Ele disse que já disponibilizou para a Administração Superior da UESPI um termo padrão a ser assinado por professores que forem chamados a assumir cargos existentes nos campi diferentes de onde pleitearam a vaga no concurso. Seriam oito professores nesta situação, de uma lista de mais de 70 nomes a serem chamados.

Este e outros assuntos relativos a luta pela melhoria da UESPI também devem ser discutidos em assembleia geral docente na segunda-feira.

Participe!





terça-feira, 7 de maio de 2013

Nova reunião de negociação com governo será dia 14 de maio

Assembleia Geral de 15 de maio vai avaliar proposta do governo e calendário de mobilizações

A Secretaria de Administração do Estado marcou para o dia 14 de maio, às 13h, nova rodada de negociação com a diretoria da Associação dos Docentes da UESPI e representantes de base da categoria. O governo deve apresentar resposta formal às reivindicações apresentadas nas últimas reuniões. A proposta que for apresentada pelo governo será discutida em assembleia geral que será realizada no dia 15 de maio, às 9h, no anfiteatro do CCN (perto dos caixas eletrônicos, no campus Poeta Torquato Neto).

Na última reunião com o governo, realizada dia 23/04, a comissão de negociação da ADCESP, a comissão apresentou a proposta, conforme deliberações da Assembleia Geral dos Docentes de 17 de Abril, que reivindica o piso de R$2.633,21 (correspondente ao piso dos professores da Universidade Estadual de Pernambuco) para o professor Auxiliar I - 20 horas. Atualmente os professores da UESPI recebem o pior salário do nordeste, R$ 1.124,55.

O momento é de expectativa da categoria docente sobre a proposta do governo. É também de mobilizar a categoria em torno da campanha salarial. Devido a demora do governo em dar respostas às reivindicações, é preciso discutir junto a categoria um calendário de mobilizações, em Teresina e outros campi, para fortalecer nossas reivindicações. 

Neste sentido, a diretoria da ADCESP convoca toda a categoria para assembleia geral no dia 15 de maio, às 9h, no Anfiteatro do CCN, com o objetivo de analisar a proposta que venha a ser apresentada pelo governo. E, caso necessário, a assembleia vai aprovar outros encaminhamentos, dentre eles, a realização ou não de um dia de paralisação de advertência (em 22/05), como acontecerá nacionalmente nas instituições de ensino superior federal chamado pelo ANDES SN, e formulação de calendário de mobilizações por campus.

Todos/as a luta!


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Nota de pesar: Professor Edmundo Dias, PRESENTE!


NOTA DE PESAR


É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do companheiro Edmundo Fernandes Dias, ocorrido na madrugada de hoje (03/05).
Edmundo participou ativamente da construção do Movimento Docente, tendo ocupado, por diversas vezes, cargos na diretoria do ANDES-SN: 3º Vice-presidente (1992-1994); Secretário-Geral (1994-1996 e 2000-2002); 3º Secretário (2004-2006), destacando-se com suas contribuições corajosas na construção de um movimento sindical independente e de classe, comprometido exclusivamente com os trabalhadores. 
 Sua presença foi marcante em todas as lutas dos trabalhadores, às quais imprimiu uma marca indelével de compromisso radical com a democracia e por isso será sempre lembrado. Perde o movimento docente um grande companheiro, que estará presente sempre em nossas lutas e em nossas ações.
A Diretoria do ANDES-SN expressa o seu profundo sentimento de pesar aos familiares, amigos e companheiros da ADUNICAMP Seção Sindical, da qual também foi diretor, associando-se a todos na lembrança do companheiro Edmundo como sindicalista, intelectual e acadêmico comprometido e solidário com os trabalhadores do Brasil e de todo o mundo.

Fonte: Diretoria do ANDES-SN