Nesta quarta (22), às 9h, haverá assembléia geral docente no anfiteatro do CCN (Campus Poeta Torquato Neto). A categoria docente vai deliberar sobre proposta de reajuste salarial do governo do Estado, definindo os rumos da campanha salarial.
A contraproposta apresentada pela categoria docente é de reajuste de 55%, em três anos, da seguinte forma:
2013: 10% em maio e 5% em novembro
2014: 12,5% em maio e 5% em novembro, sobre o vencimento de dezembro de 2013;
2015: 17,5% em maio e 5% em novembro, sobre o vencimento de dezembro de 2014.
A proposta até agora apresentada pelo governo é de 50% (juros simples, não cumulativos), divididos da seguinte forma:
2013: 5% em maio e 5% em novembro;
2014: 7,5% em maio e 10% em novembro (sobre o vencimento de abril de 2013)
2015: 10% em maio e 12,5% em novembro (sobre o vencimento de abril de 2013).
Esperamos que até a manhã desta quarta-feira o governo apresente resposta positiva quanto ao nosso pleito (55%, com cumulatividade) para apreciação na assembléia geral.
Queremos a participação de todos, filiados ou não
Vários professores dos campi do interior e litoral do Estado estão manifestando interesse de participar da assembléia geral. Alguns deles, que ainda não são filiados à ADCESP, estão reivindicando participar da reunião com direito a voz e voto.
A diretoria da ADCESP esclarece que, regimentalmente, apenas os filiados têm direito a votar e ser votado. No entanto, a assembléia geral pode deliberar pela participação plena de professores não filiados no ponto específico sobre campanha salarial.
Esse é o entendimento da diretoria da ADCESP, que proporá que a assembléia delibere pela participação, com direito a voz e voto, de toda a categoria, no ponto específico sobre reajuste salarial. Ao mesmo tempo, a diretoria da ADCESP espera que se fortaleça a luta da categoria docente, através da filiação de todos os presentes.