sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nova assembleia foi marcada para quarta-feira (22)

O secretário de Administração Paulo Ivan vai levar a contraproposta da ADCESP (veja aqui), aprovada em assembleia geral, para apreciação do governador do Estado na "reunião de monitoramento" com órgãos estaduais, dentre eles a UESPI, que será realizada na segunda-feira (19), pela manhã.

A perspectiva é que na segunda-feira à tarde a Secretaria de Administração apresente resposta à categoria docente, que tem nova assembleia geral marcada para o dia 22 de maio (quarta-feira).

A assembleia do dia 22 de maio será importantíssima para definir os rumos de nossa campanha salarial. Caso o governo não aceite nossa contraproposta, a categoria deve se pronunciar sobre quais passos deve tomar a partir dali, principalmente sobre possíveis atividades de mobilização sobre a campanha salarial, caso a proposta do governo não seja aprovada.

A Secretaria de Administração, logo depois do encerramento da assembleia geral de hoje, apresentou basicamente a mesma proposta anterior, com reajuste de 50% em três anos, mas divididos da seguinte forma: em 2013, seriam 5% em maio, mais 5% em novembro; em 2014, seriam 7,5% em maio, mais 10% em novembro; e em 2015, seriam 10% em maio e 12,5% em novembro. Ou seja: não mudou quase nada da proposta anterior (veja aqui).

O representante da ADCESP que recebeu hoje pessoalmente a proposta do Secretário de Administração, por volta das 13h, no Centro Administrativo, ressaltou a importância de se manter aberta a negociação. Na oportunidade, relatou-se a situação dos docentes da UESPI, que têm acumulado perdas salariais nos últimos anos e recebem o pior salário inicial entre as universidades estaduais brasileiras. Falou-se ainda que a contraproposta da categoria de forma nenhuma representaria ameaça ao equilíbrio financeiro do Estado, que tem o dever de melhor valorizar o trabalho docente. Ao final da reunião, o secretário se comprometeu em apresentar resposta na tarde de segunda-feira.




Dia de Luta por financiamento e autonomia da Universidade

O dia 29 de maio será marcado por uma mobilização nacional em defesa das universidades públicas estaduais e municipais (IEES/IMES), convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES SN). O Dia Nacional de Luta por Financiamento e Autonomia das IEES/IMES contará com um debate a ser realizado pela ADCESP, onde serão convidados representantes do ANDES SN, administração superior e Secretaria Estadual de Planejamento. O evento, aprovado na assembleia de hoje, discutirá a necessidade de mudança no financiamento e garantia de autonomia para a UESPI.
 


Um comentário: