quarta-feira, 15 de agosto de 2018

SEM AVANÇOS EM REUNIÃO COM A REITORIA, ADCESP SEGUE MOBILIZADA PELA CONTRATAÇÃO IMEDIATA DOS(AS) APROVADOS(AS)

Ontem (14/08) pela manhã a coordenação estadual da ADCESP participou de uma reunião com a reitoria da UESPI, onde também estavam presentes representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), docentes da universidade, além de representantes dos aprovados no último concurso e das diretorias de centro e de campi do interior do estado, como Oeiras e Campo Maior.

A reunião foi convocada para tratar de uma problemática grave que preocupa toda a comunidade acadêmica da uespi: a demora na nomeação dos aprovados e aprovadas no último concurso para professor(a) efetivo.

Para a professora Rosângela Assunção, coordenadora geral da ADCESP, a reitoria precisa ser mais enfática na cobrança da nomeação, uma vez que a ausência dela inviabiliza quase 500 disciplinas que atualmente estão sem professores.

“A reunião de hoje não avançou muito e só demonstra como somos nós, docentes da UESPI, que vamos ter que levar essa luta a diante. Na próxima semana, teremos uma assembleia geral da categoria e uma audiência com o ministério público. Vamos mobilizar a categoria docente e também os estudantes para fortalecer essa luta”, afirma.

A professora Rosângela alerta ainda que além das disciplinas sem professores, pelo menos 55 cursos podem ser denegados pelo Conselho de Educação por não cumprirem os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação e que os docentes do quadro efetivo estão sobrecarregados.

“Isso tudo afeta diretamente a qualidade do ensino, o desenvolvimento de pesquisa e extensão. Afeta os docentes, mas principalmente os estudantes e a sociedade piauiense”, afirma.

Estudantes da universidade também participaram da reunião e declararam apoio às reivindicações da ADCESP. “A falta de professor é um problema grave e afeta quase todos os cursos. Nós estudantes estamos juntos com a ADCESP nessa mobilização, vamos chamar mais estudantes para cobrar do governo essa nomeação”, afirma Maria Antônia, diretora do DCE UESPI-Livre.





2 comentários: