A vice reitora levantou pontos positivos e negativos sobre a Instituição, como por exemplo, o empenho da reitoria em garantir salas de aula para os docentes. "Entre 2003 a 2006 entraram cerca de 70% dos professores efetivos da casa. 2003, 2004 e 2006. Em 2004 quando entramos aqui não havia nenhum espaço para sala de professores, nem sala individual, nem sala de reuniões, nem sala para grupos de pesquisas", lembrou.
O tripé ensino – pesquisa – extensão, também apareceu nas falas de Bárbara. "Convidamos os professores a fazerem pesquisa e extensão. A extensão em especial porque é a vitrine do que a instituição está fazendo” afirmou.
A vice reitora finalizou a primeira participação dizendo que existem muitos desafios e que a reitoria sabe disso. Lembrou que as aulas neste ano iniciaram com falta de professores em sala de aula. “É terrível para a gente não ter a assegurada a contratação mínima de professores para iniciar o semestre letivo", disse.
A professora Lucineide começou a fala, mostrando que esta já era a terceira resolução em 3 anos. “De 2012 a 2015 já foram 3 resoluções – temos que pensar a organização da Uespi a longo prazo, para não ficarmos aprovando resolução todo ano, já é hora de ter algo definido. Tratar sobre encargos docentes, implica tratar sobre a universidade que queremos”, disse.
A resolução deve ser analisada com base no plano de carreiras e salário, segundo Lucineide. Ela lembrou que a Educação cada vez mais vem sendo tratada como mercadoria e isso envolve encargos. “Nesse contexto onde a educação vem sendo tratada cada vez mais como mercadoria, levo isso também para os encargos, linha do produtivismo, assédio, barateamento dos custos (educação precisar ter um preço e um preço barato), condições subjetivas e qualitativas pouco valorizadas, sobrecarga e adoecimento dos docente, por causa de todas essas questões que implicam no contexto atual e se encaixam na nossa profissão”.
Por fim, Lucineide resumiu em alguns pontos o que deveria ser alterado e questionado na resolução de encargos, como os critérios para fixação da carga horaria de trabalho, prestação de contas com a sociedade, participação ativa de toda a comunidade da uespi na construção da resolução, dentre outros.
Na sequencia, foi aberta a participação dos professores e alunos presentes no Seminário.
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