segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CARREIRA DOCENTE, UM CENÁRIO MARCADO POR LUTAS SOCIAIS E POUCOS AVANÇOS

Na próxima semana a ADCESPI realiza o Seminário sobre Carreira e Encargos Docentes. O evento, além de mobilizar a categoria em torno de uma pauta muito importante, também é o espaço ideal para formação a cerca dos nossos direitos. Mas afinal, o que é carreira docente?

Discutir carreira docente é colocar em cheque o futuro da educação no Brasil, afinal, estamos falando dos (as) profissionais que formam todos os outros profissionais. Entretanto, a desvalorização da carreira docente é um processo em curso, que torna a educação pública cada vez mais precária e deficitária.

A Carreira Docente pode ser resumida a todos os deveres e obrigações de professores quanto a salário, ambiente de trabalho, reconhecimento social. No Brasil, a formação docente está alicerçada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB de 1996, que visa regularizar, fazer cumprir e atender as necessidades do ensino nas suas diferentes modalidades.

Além disso, é imprescindível que os planos de carreira sejam atraentes e ofereçam condições ao docente de planejar o futuro com mais segurança e que possa buscar cada vez mais aperfeiçoamento. Um plano de carreira deve permitir que um professor possa progredir na carreira sem a necessidade de deixar a sala de aula. Mas, nos dias atuais, para a maioria dos professores, subir na carreira significa envelhecer.


Um cenário de lutas

Em um cenário marcado por lutas sociais, fica claro o retrocesso das conquistas da educação pública. O processo de universalização do acesso à educação vem acompanhado pela desqualificação da educação e do trabalhador desta área, da carreira docente.

A regressão salarial que sofre a categoria é retrato da desvalorização do professor que se sente desconsiderado pelo Estado. O cenário dos novos tempos mudou, o professor tem seu ambiente de trabalho degradado, perdeu a autonomia diante do processo de trabalho, é obrigado a cumprir metas que não condizem com qualidade, mas como quantidade.

Na UESPI, as lutas são por melhorias estruturais, por mais professores e técnicos efetivos (nomeação dos aprovados e classificados e mais concursos públicos), por assistência estudantil, dentre outros pontos.  

A carreira docente no Piaui, vem sofrendo uma série de ataques com o anúncio dos cortes de verbas sofridas pela UESPI, e com a suspensão de vários direitos como promoção e progressão na carreira docente e de servidores técnico-administrativos, além de retirada de gratificações por insalubridade/periculosidade, direitos que são garantidos por Lei, nos Planos de Cargos e Salários dos docentes e técnico-administrativos.

Dessa forma, vive-se uma situação de constante desvalorização, onde os governadores, pela lógica da privatização e da mercantilização da educação, não priorizam o investimento nas universidades, deixando-as à míngua.
           
Desde 2008, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em pronunciamento conjunto por ocasião do Dia Internacional do Professor,  já haviam revelado preocupação com a pouca valorização do Magistério. 

A carreira única para todos os docentes das Instituições de Ensino, nos três níveis, é uma das aspirações históricas do movimento docente. Desde 1982 o ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), no qual a ADCESP é filiada, coloca como princípio básico a questão da implementação de um padrão básico de qualidade para a universidades brasileiras, com condições de ensino, pesquisa e trabalho. Em 1986 foi concluído o Plano de Carreira Única para o Magistério das Instituições de Ensino Superior do ANDES.


É com esse intuito de debater a carreira docente, que a ADCESP, convida toda a categoria docente, servidores e estudantes para participarem do Seminário sobre Carreira e Encargos Docentes, que será realizado nos dias 13 e 14 de outubro deste ano, no auditório do Geratec (UESPI – Campus Poeta Torquato Neto), nos turnos manhã e tarde. Vamos pensar Docência, Ensino, Pesquisa e Extensão. 

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