terça-feira, 24 de abril de 2012

Carta Aberta Aos docentes da UESPI

Nesta quarta, temos paralisação!


A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí – ADCESP é uma seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes – ANDES/SN, com 25 anos de existência e que  em sua trajetória se propõe a representar os interesses da categoria, ancorada na defesa da Universidade Pública, gratuita e de boa qualidade, socialmente referenciada e que promova, de modo indissociável, o ensino, a pesquisa e extensão. A ADCESP compreende que a concretização deste projeto de Universidade implica diretamente à valorização docente, no que tange a uma carreira sólida e ascendente, apoio a qualificação e condições dignas de trabalho e salário.  

Lamentavelmente a UESPI se distancia deste ideal. Os crescentes problemas estruturais e contingenciais, facilmente verificáveis em instalações precárias, falta de laboratórios, bibliotecas, assistência estudantil, apoio à pesquisa e à extensão e aparato que assegure a dignidade do trabalho docente, levaram professores, estudante e técnicos a lançarem, em novembro de 2010, a Campanha SOS UESPI, sustentada em três eixos: autonomia financeira; democracia interna e assistência estudantil.

A realização do concurso público e a nomeação de 213 professores efetivos, em abril deste ano, representa uma das conquistas da Campanha, demonstrando que são as mobilizações e lutas conjuntas, com o apoio da sociedade, que asseguram ganhos necessários, apesar da resistência do governo e acanhamento da administração superior da UESPI.

Neste momento enfrentamos mais um grande desafio: nosso reajuste salarial. Iniciamos no dia 15/03 a Campanha com este objetivo, no momento em que temos o mais baixo salário inicial no conjunto das categorias de servidores públicos do Estado e as demonstrações recorrentes de descompromisso do governo com a educação pública materializada, em destaque, na recusa em assegurar o pagamento do piso salarial nacional dos professores da Educação Básica.

Não obstante, acreditamos que com uma sólida organização intersetorial podemos avançar. Por isso, convidamos os(as) colegas professores(as) a fortalecerem dois dias de paralisações de advertência ao governo: 25/04 e 04/06, para que possamos negociar e, dependendo dos avanços, evitar medidas extremas como a greve.

Além disso, precisamos de seu reforço à Campanha SOS UESPI. Entre em contato conosco; traga informações sobre o seu Campi/Centro, apresente sugestões para nossa agenda de atividades. Vamos fortalecer a luta!

Telefone: (86)3213-2300
facebook.com/adcesp
twitter.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário