terça-feira, 23 de setembro de 2014

Informe precatórios e adicionais por tempo de serviço


Informes sobre precatórios e adicionais por tempo de serviço. Procure-nos na sede da ADCESP, no campus Pirajá, pelo telefone (86) 3213-2300, ou pelo e-mail da assessoria jurídica: atendimentocajus@gmail.com.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

CONVOCAÇÃO: Grito dos/as Excluídos/as 2014 em Teresina

Grito dos Excluídos: Dia 7 de setembro será realizado em Teresina mais uma edição do Grito dos Excluídos, concentração às 7h da manhã na Assembleia Legislativa, em Teresina. No auditório central da UESPI do Pirajá, no dia 4 de setembro, às 17h30, haverá um debate sobre Reforma Política. A atividade na universidade faz parte da mobilização para o ato no dia 7 de setembro. 


TEMA:  “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”

A 20ª edição do Grito dos Excluídos, nos remete ao ano de 2013 que mostrou um vasto mosaico de manifestações populares e mal-estar social, juventude crítica e ativa e ocupação de ruas e praças. Para 2014, o desafio é incorporar três temperos de uma mistura explosivamente positiva na construção de um projeto popular para o país – na linha dos debates da 5ª SSB, Estado para que e para quem?; CF- Fraternidade e Trafico Humano. E parafraseando o clima de expectativa em vista da Copa do Mundo e Olimpíadas, não basta assistir das arquibancadas o desenrolar do jogo: é necessário entrar em campo – “ocupar as ruas e praças” – e participar de forma patrioticamente ativa nas decisões, exigir o “padrão Fifa” não só para estádios, infraestrutura e eventos, mas sobretudo para os direitos básicos da população de baixa renda: terra e trabalho, educação e saúde, transporte e segurança, alimentação de qualidade, entre outros. Direitos que se traduzem em condições reais de existência digna e de liberdade como um passo decisivo que vai da exclusão à inclusão social em todos os níveis e graus e garantia de um futuro justo, solidário, sustentável e fraterno.

Para mais informações acesse gritodosexcluidos.org

AGENDA para os próximos dias


A ADCESP informa agenda para os próximos dias:

- No dia 08 de setembro, às 9h em primeira convocação, será realizada assembleia de docentes associados ao plano de saúde UNIMED, com as seguintes pautas: a) mudança para o boleto; b) débito com a UNIMED; c) autorização para débito no contra-cheque.

- Já na próxima terça-feira, dia 09, haverá debate sobre a carência de docentes, principalmente efetivos, na nossa IES. A partir das 17h, no espaço dos Caixas Eletrônicos (campus Pirajá) iremos discutir, em conjunto com o Movimento #SOSUESPI, quais as perspectivas para o período 2014.2 que seguiu um semestre de mais de 500 disciplinas canceladas. A atividade deve contar com a participação de professoras do interior.

Contamos com a presença de todas e todos os interessados.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

CONVITE: Missa de 7º Dia da professora Rita de Cássia Lima Pereira

A família da professora Rita de Cássia Lima Pereira, agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas, comunica que a missa de 7º de Dia será realizada nesta sexta-feira (05), às 18h30, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, bairro Vermelha. A professora Rita de Cássia era docente aposentada do Curso de Pedagogia da UESPI em Teresina, e faleceu devido a complicações de saúde.

Com os sentimentos de solidariedade à família e amigos da nossa servidora e associada, a ADCESP reitera a saudosa ausência da professora Rita para nossa Instituição de Educação Superior.

"Na memória de quem ama não há lugar para o esquecimento, só para a saudade daqueles que durante a vida nos trouxeram tanta alegria". (Autoria desconhecida).

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

COMUNICADO: Piscina do Clube Social está interditada para reforma


A diretoria da ADCESP informa que a piscina do Clube Social está em reforma. Devido a um vazamento tivemos que interditá-la. Serão duas semanas de muito trabalho para deixa-la melhor e mais segura.

Desde já agradecemos a compreensão. Dúvidas e mais informações entre em contato conosco pelo (86) 3213-2300 ou adcesp@gmail.com.

ASSEMBLEIA GERAL: ADCESP inicia discussão estatutária e debate intervenção do EaD na Universidade Estadual

Na manhã de sexta-feira (29), professoras e professores se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária no auditório Central do campus poeta Torquato Neto, com pauta principal referente à discussão de alterações no estatuto da ADCESP. Além da pauta estatutária, os e as professoras debateram sobre assuntos relacionados à interferência de projetos do EaD (Ensino à Distância) na instituição, informes jurídicos, e propostas do movimento geral para o semestre.


Mudanças no Estatuto da ADCESP (minuta – discussão inicial)

Foi exposta e realizada uma discussão inicial sobre a minuta de mudanças estatutárias da Associação de Docentes da UESPI.  Haverão mais três assembleias gerais para  discutir destaques de alteração no conteúdo do estatuto. Na terceira e última assembleia será feita a aprovação do novo estatuto com alteração dos pontos que a ele forem sugeridos. Para ter acesso ao estatuto atual clique AQUI. A diretoria aconselha aos associados e associadas a leitura prévia do documento, para que nas próximas assembleias sejam feitas as sugestões de mudança.

Abaixo seguem algumas propostas de alteração – que só serão aprovadas em assembleia convocada para este fim - sugeridas na Assembleia desta sexta-feira (29):
- Mudança de Associação para Sindicato;
- Mudança da sigla ADCESP para SINDUESPI;
- Pequenas alterações na redação de alguns artigos.

A próxima Assembleia Geral está prevista para o dia 09 de setembro, nela também haverá um ponto de discussão sobre mudanças estatutárias. 

Professores em leitura e proposição de alterações no estatuto da ADCESP.


Assuntos Diversos

UESPI em debate: A ADCESP em conjunto com o movimento SOS UESPI está articulando um debate com candidatos ao governo Estadual no mês de setembro. O objetivo é colocar em discussão as propostas dos candidatos e partidos para a Educação Pública no Piauí, com destaque para a Universidade Estadual e Educação Básica.  No dia 17 de setembro, será realizado debate com candidatos e candidata ao Governo do Estado, das 17h30 às 21h, no Auditório Central do campus Poeta Torquato Neto, bairro Pirajá, em Teresina. Em seguida, no dia 18 de setembro, também das 17h30 às 21h a comunidade acadêmica discutirá propostas com candidatos ao Senado. Os convites serão enviados aos comitês e as confirmações publicadas nos meios de comunicação da nossa associação.

ADCESP em pesquisa: A professora Rosângela, do curso de história do campus Clóvis Moura, está trabalhando em projeto de doutorado. O tema da pesquisa busca entender como os professores avaliam nossa associação na relação com a reitoria e governo nas greves entre 2003 e 2012. A doutoranda avisa que séra encaminhado um questionário aos e às professoras efetivas para contribuição na pesquisa.

Informe jurídico sobre os precatórios e ações do adicional por tempo de serviço: Após uma série de conversas com os Juízes das Varas das Fazendas Públicas e com a Corregedoria do Tribunal de Justiça, sugeriu-se que se proceda às execuções dos valores devidos pela UESPI e Estado do Piauí de forma fracionada, acionando ações com grupos de até 05 (cinco) professores, sem a necessidade de recolhimento de custas. O trabalho já está sendo realizado. Importante acrescentar aos professores que não nos entregaram a Ficha Financeira por Matrícula utilizada pelos contadores para efetuarem o cálculo do valor devido, que tal documento se faz indispensável, no entendimento dos Juízes das causas. Além disso, devemos esclarecer que as prioridades para pagamento definidas pela Justiça abrangem os titulares de crédico com idade superior a 60 (sessenta) anos de idade, bem como portadores de doença crônica comprovada através de laudo médico. Em relação aos processos sobre o adicional por tempo de serviço, também no entendimento dos Juízes e da Corregedoria, devemos ajuizar ações com até 05 (cinco) autores, trabalho que já está sendo viabilizado.

Repasses do Encontro Nacional de Educação: A professora Lucineide Barros, que esteve presente no encontro, realizado no Rio de Janeiro no início deste mês, fez alguns repasses e indicou a leitura da Carta do Encontro, elaborada no final do evento. Clique AQUI e acesse a Manifesto do ENE.

Nova sede da ADCESP: Após cerca de quatro meses em reforma, a sede da ADCESP está quase pronta. A inauguração do espaço docente reformado ocorrerá no próximo dia 09, terça-feira, às 17h30, na sede própria da nossa Associação, próxima à Biblioteca Central do campus Pirajá.

Discussão sobre reposição de disciplinas canceladas: Foi dado o repasse de que disciplinas canceladas no semestre passado (2014.1), pela ausência de professores em alguns cursos da universidade, seriam repostas através de aulas à distância, com recursos advindos do EAD. A preocupação que foi colocada em assembleia foi relativa à permanência dessa medida que seria prejudicial e poria em risco o ensino presencial na UESPI. A proposta é que haja debates sobre a ausência de docentes na instituição - que no semestre passado obteve um ônus de mais de 500 disciplinas canceladas -, seguida de discussões sobre os projedos de educação à distãncia e suas interferências no ensino presencial. O movimento SOS UESPI deve se reunir na tarde desta sexta-feira (29) para acordar a data do primeiro debate sobre ausência de docentes na UESPI.

Grito dos Excluídos: Dia 7 de setembro será realizado em Teresina mais uma edição do Grito dos Excluídos, concentração às 7h da manhã na Câmara Legislativa, em Teresina. Na UESPI do Pirajá, no dia 4 de setembro, às 17h30, no auditório Central, haverá um debate sobre Reforma Política como atividade de mobilização para o ato no dia 7 de setembro. 

ARTIGO: "Educação à distância, para os pobres!", por Lucineide Barros

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, PARA OS POBRES!

Mais essa da UESPI: Segunda feira, 25/08, com toda pompa, foram lançados dois Editais com cerca de 8 mil vagas em cursos de graduação e pós-graduação à Distância. Inclusive uma parte dessas vagas está sendo ofertada em unidades da UESPI onde já existe o mesmo curso em regime presencial. Provavelmente a Universidade já tem mais alunos em cursos à Distância do que em presenciais. Ou seja, estamos diante de um cenário claro: a transformação rápida da UESPI em uma Universidade à Distância (inclusive dos grandes problemas do Estado), sob aplausos da administração superior e dos políticos, que são unânimes em afirmar que trata-se de uma resposta à necessidade de desenvolvimento do Estado, com ampliação de oportunidades para ingresso dos “pobres” na Universidade. 

É certo que a Educação à Distância (EaD) é uma realidade importante nos processos educacionais, especialmente se as tecnologias forem tomadas como mediação a potencializar o ensino e a aprendizagem; mas não como panacéia e tampouco como base da política educacional, esta que deve está alicerçada em valores, relações e processos. 

Porém, os governos neoliberais especialistas em transformar tudo em mercadoria, de preferência barata, decidiram que a EaD é a solução que combina acesso e crescimento instrumentalizado. Assim, na repartição dos níqueis e em busca da eficiência de fazer “mais com menos” se utilizam da Educação à Distância como ferramenta para (con)formar em larga escala e produzir vultosos índices de crescimento, os quais são comunicados como “de desenvolvimento” e legitimados em avaliação estandardizada a alheias a dificuldades estruturais e localizadas.

Esses governos aliados a gestores educacionais assumem a condição de novos feitores de escravos! Estão formando mão-de-obra barata e desqualificada para ser explorada nos empreendimentos privados, inclusive educacionais, que usufruem de recursos faltantes à educação pública. Asseguram a “inclusão” dos POBRES como “beneficiários” - da pobreza! Ou seja: para os estudantes pobres do Piauí, UMA UNIVERSIDADE POBRE: sem mediação pedagógica, e descomprometida com estratégias de superação dos problemas de uma educação básica precária, cujos egressos, em maioria, chegam aos cursos superiores semi-analfabetos e na EaD devem mendigar pontos de internet, que ainda é luxo no interior do Estado, para fazerem suas lições, geralmente de baixa complexidade, baseadas em conteúdos pobres, requentados em apostilas, denominadas de livros, cuja elaboração, juntamente com o serviço de tutoria, vem servindo muito bem para assegurar a melhoria da renda de professores que, em massa, estão envolvidos em ações desses e de outros cursos especiais, de modo acrítico, e deseducativo. Mas não é tudo: Como “privilegiados” devem ser eternamente gratos aos seus benfeitores. É esse profissional que queremos? É esse o processo educacional que nos fará avançar?

Curioso é que a EaD apresentada como a redenção para os pobres não serve para formar os filhos do Reitor, pró-reitores, prefeitos, deputados e outros políticos “benfeitores”. E eu digo: não serve mesmo! Devemos nos insurgir contra esse modelo de universidade pobre para os pobres. Todas as pessoas, sem distinção, têm direito a uma formação decente, onde quer que esteja e isso não é objetivo inatingível, basta ver o volume de dinheiro investido na EaD. Enquanto isso, mais uma vez, a UESPI oferta disciplinas em cursos presenciais, para as quais não há professores....


(Lucineide Barros - Professora da UESPI associada à ADCESP)




ADCESP: Nota de pesar

É com imenso pesar que a Associação de Docentes do Ensino Superior do Piauí – ADCESP – lamenta o falecimento da Professora Rita de Cássia Lima Pereira, docente aposentada do Curso de Pedagogia em Teresina, vítima de complicações de saúde. 

Com os sentimentos de solidariedade à família e amigos da nossa servidora e associada, a ADCESP reitera a saudosa ausência da professora Rita para nossa Instituição de Educação Superior.

"Na memória de quem ama não há lugar para o esquecimento, só para a saudade daqueles que durante a vida nos trouxeram tanta alegria". (Autoria desconhecida).