sexta-feira, 26 de outubro de 2018

EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA LIVRE ORGANIZAÇÃO SINDICAL

Nas últimas 72 horas, pelos menos 18 universidades e 3 sindicatos de docentes, em todo o país, sofreram com ações de policiais e da Justiça Eleitoral. Foram casos coação e perseguição por atividades em defesa da democracia. A ADCESP repudia veementemente essa prática e se solidariza com os/as companheiros/as que tiveram seu direito a manifestação e expressão tolhidos. Somamos força às mobilizações desenvolvidas pela CSP-Conlutas e pelo ANDES-SN, em defesa da democracia e contra o autoritarismo. Abaixo, seguem as notas publicadas pela CSP-Conlutas e ANDES-SN:


ANDES-SN: Em todo o país, universidades são alvo de ações policiais e da Justiça Eleitoral

Nas últimas 72 horas, universidades e sindicatos de docentes, em todo o país, sofreram com ações de policiais e da Justiça Eleitoral. Foram casos coação e perseguição por atividades em defesa da democracia. Até o momento, a reportagem apurou que, em todo Brasil, 18 instituições de ensino e ao menos três sindicatos de docentes foram censurados ou sofreram alguma coação pela Justiça Eleitoral.

Em sua maioria, as decisões judiciais sustentam que estariam coibindo supostas infrações à legislação eleitoral. Contudo, em todos os casos tratavam-se de manifestações em defesa da democracia e contra o fascismo, que estão sendo interpretados como propaganda eleitoral negativa a candidato de ultradireita. Há relatos de que debates e aulas sobre esses temas foram proibidos. [...]

REPÚDIO: O ANDES-SN repudia todas as ameaças e as agressões que veem sendo praticadas contra universidades, professores, alunos e espaços escolares e de educação. Assim como repudia as ações contra as entidades sindicais representantes dos docentes. O ANDES-SN defende a democracia e a universidade pública e se soma àqueles que estão na luta contra o fascismo. Para a direção do Sindicato Nacional a universidade tem que ter seus espaços respeitados. Para o ANDES-SN é fundamental que a comunidade acadêmica se una em defesa da universidade, do livre debate de ideias, da crítica e da reflexão.





CSP-CONLUTAS: Universidades em todo país são alvo de ações do TRE e da PM. Censura, não! Ditadura nunca mais!


A três dias das eleições brasileiras, diversas ações de intervenção do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e da Polícia Militar foram realizadas em universidades pelo país. Há informações de fiscalização e intervenção em mais de 15 instituições de ensino em nove estados. Houve apreensão de materiais, computadores e até mesmo a invasão de salas de aula.

As ações ferem a liberdade de expressão, a autonomia das universidades e o direito democrático de se manifestar, lembrando ações que se comparam aos anos da ditadura militar no país. As universidades e organizações da sociedade como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) criticaram a atuação da Justiça Eleitoral.

REPÚDIO: A CSP-Conlutas repudia essa ação contra as universidades, que ferem a liberdade de expressão e o direito democrático de se manifestar. É preciso denunciar ações desse tipo em todos os canais de entidades e movimento e manifestar apoio irrestrito às universidades , professores e alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário