sexta-feira, 23 de março de 2018

ENCAMINHAMENTOS DA ASSEMBLEIA GERAL, DIA 22 DE MARÇO

Docentes da Universidade Estadual do Piauí, atendendo ao chamado da ADCESP, realizaram uma Assembleia Geral, no dia 22 de Março de 2018, às 9h, no Campus Poeta Torquato Neto. Dos pontos debatidos, a categoria aprovou os seguintes encaminhamentos:

1 - Aprovado índice que a categoria irá reivindicar para o reajuste salarial de 2018 e das perdas dos últimos 5 anos:

ÍNDICE: 33,45% de perdas salariais e 6,81% de ganho real. 

2 - Aprovado estado permanente de Assembléia, até o dia 10 de abril, como forma de mobilização da campanha salarial; 

3 - Aprovado chamado à manifestação durante a posse do reitor com parte do calendário de mobilização da Campanha Salarial 2018, que será realizada amanhã, dia 23/03,  às 10h30, em frente ao Palácio de Karnak;

4 - Aprovada a incorporação da exigência de implantação nos contracheques do incremento financeiro decorrente das mudanças de nível, classe e regime de trabalho à pauta da Campanha Salarial 2018; 

5 - Sobre a Minuta das Progressões, foi constituída uma comissão (Professora Solange, Márcia, Janete, Professor Hermes e assessoria jurídica da UESPI) para organizar as sugestões recebida pelo sindicato e encaminhar para o relator da Minuta;

6 - A ADCESP deverá se abster na votação da Minuta sobre Inovação Tecnologia, considerando que não teve tempo para fazer maior discussão com seus associados.






DOCENTES FAZEM MANIFESTAÇÃO E SÃO IMPEDIDOS DE PARTICIPAR DE SOLENIDADE


Docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram manifestação durante solenidade de recondução de cargo do Reitor e posse do Vice-Reitor da UESPI, que aconteceu no final da manhã de hoje, no Palácio de Karnak. 

A categoria reivindica reajuste salarial de 33,45%, correspondente as perdas salariais dos últimos 5 anos mais 6,81% de ganho real. 



Outra reivindicação é a implementação imediata das promoções, progresso e mudanças de regime de trabalho, atrasadas desde julho de 2017. Atualmente, mais de 100 professores estão com processos pendentes, faltando apenas a implantação por parte do governo do estado. 







DESRESPEITO


É dessa forma que o Governador Wellington Dias/PT trata os/as docentes da UESPI. Além de se negar a negociar com a categoria e não conceder o reajuste salarial, o governador impediu a entrega dos docentes à Solenidade de recondução de cargo do Reitor e posse do Vice-Reitor da UESPI, que aconteceu no final da manhã de hoje.

Apesar de terem sido convidados/as, coordenadores/as da ADCESP e representantes da base foram barrados/as na porta do Palácio de Karnak, simplesmente por defender os direitos dos/as professores/as.

terça-feira, 20 de março de 2018

MINUTA DA LEI ESTADUAL DE INOVAÇÃO

Disponibilizamos para consulta da categoria, a Minuta da Lei Estadual de Inovação que, entre outras questões, prever alterações de parte do Plano de Cargos Carreira e Salários dos docentes da UESPI, especificamente quanto ao regime de dedicação exclusiva. 

Orientamos a leitura atenta da referida minuto e, após análise, e se for o caso, solicitamos que envie, para o e-mail da ADCESP (adcesp@gmail.comsuas sugestões para que possamos compilá-las e apresentá-las.


SEGUE O LINK DA MINUTA NA ÍNTEGRA: 


segunda-feira, 19 de março de 2018

ASSEMBLEIA GERAL DOS DOCENTES DA UESPI, DIA 22/03, ÀS 9H

A Coordenação do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí- ADCESP/SSIND CONVOCA todos os associados para uma ASSEMBLEIA GERAL a ser realizada no próximo dia 22 de Março de 2018, quinta-feira, no Espaço dos Caixas Eletrônicos, Campus Poeta Torquato Neto, em primeira convocação às 9h e em segunda convocação às 9h30min, com qualquer número de filiados, de acordo com o regimento, para deliberar sobre a seguinte pauta:

• INFORMES;

• CAMPANHA SALARIAL 2018;

• IMPLANTAÇÃO DAS PROMOÇÕES, PROGRESSÕES E MUDANÇAS DE REGIME DE TRABALHO;

• MINUTA DAS PROMOÇÕES, PROGRESSÕES E MUDANÇAS DE REGIME DE TRABALHO;

• MINUTA DA LEI ESTADUAL DE INOVAÇÃO;

• ENCAMINHAMENTOS.

CAMPANHA SALARIAL COMEÇA COM MOBILIZAÇÃO E CAFÉ DA MANHÃ DE ACOLHIDA AOS DOCENTES DA UESPI

A Campanha Salarial 2018 já começou! Hoje pela manhã, coordenadores do Sindicato dos Docentes da UESPI organizaram um café da manhã em acolhido aos docentes no início de mais um período letivo. É indispensável a unidade da categoria nesse momento, uma vez que até o momento o Governador Wellington Dias/PT ainda não recebeu a categoria para negociação e sequer apresentou um indicativo de reunião ou reajuste salarial. Ao contrário, no orçamento aprovado para o exercício de 2018, o incremento previsto para o salários dos(as) professores da UESPI não chega nem a 2%. 

No inicio da manhã, a coordenação realizou uma panfletagem nos protões de entrada do Campus Poeta Torquato Neto, como forma de mobilização para a Campanha Salarial. Um calendário de mobilização foi montado, que inclui além dos Campi da capital, outros campi do interior do estado. 






ADCESP INICIA CAMPANHA SALARIAL 2018

Hoje teve início mais um período letivo na Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Mais um ano letivo que começa com silêncio do Governo Wellington Dias em relação a valorização profissional da categoria docente. São 5 anos sem reajuste salarial e as perdas inflacionárias já ultrapassam a margem dos 33%.

O Sindicato dos Docentes da UESPI convoca toda a categoria para adesão à Campanha Salarial 2018, que além do reajuste salarial deve colocar em pauta também os atrasos na implantação das promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho e a defesa da educação pública e da UESPI.

Para justificar o descaso com a categoria docente da UESPI, o Governador Wellington Dias mente ao dizer que não tem dinheiro e que teme os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), já que nos últimos anos a arrecadação do Estado aumentou, foram criadas novas secretarias e cargos comissionados para atender seus aliados políticos.

É com arrocho salarial a categoria docente da UESPI que o governador faz caixa para agradar sua base de apoio e banqueiros.

quarta-feira, 7 de março de 2018

8 DE MARÇO | ADCESP ADERE A DIA INTERNACIONAL DE LUTAS CONTRA A VIOLÊNCIA MACHISTA

Nesta quinta-feira (8), Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras, estão sendo preparados atos, assembleias e paralisações para marcar a luta no combate à violência de gênero, ao machismo e aos ataques dos governos e dos patrões.

Aqui no Brasil, depois de obtermos uma importante vitória com a suspensão neste momento da votação da Reforma da Previdência, o dia 8 de Março será o momento de voltarmos às ruas e dar mais um

Em 2017, as mulheres marcharam contra o presidente Trump, nos Estados Unidos. Lutaram contra o feminicídio e por “nenhuma a menos” na Argentina. Aqui no Brasil, as trabalhadoras estão indo para cima contra Temer e suas reformas. Além disso, se mobilizam contra setores conservadores do Congresso que tentam legislar sobre seu corpo.

Em 2018 não será diferente. O chamado é para que a classe trabalhadora se integre a esse dia de luta para mostrar para todos esses governos que não aceitaremos retrocessos.

A ADCESP, atendendo ao chamado da CSP Conlutas e da Rede Internacional de Solidariedade e de Lutas, vai integrar o movimento nacional que, aqui em Teresina, acontecerá a partir das 16h, em Frente ao Hiper Bom Preço.

terça-feira, 6 de março de 2018

MINUTA ESTABELECE NORMAS E CRITÉRIOS PARA SOLICITAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL DOS DOCENTES DA UESPI


A UESPI constituiu, anda no ano passado, uma Comissão que elaborou uma Minuta cujo objetivo é “Estabelecer normas e critérios para o Desenvolvimento Funcional dos docentes da Universidade Estadual do Piauí”.

A minuta traz informações importantes para a categoria. Orientamos a leitura atenta do conteúdo, uma vez que ela altera critérios, sobretudo a contagem de pontos, para os processos onde os professores solicitam mudança de Promoção Funcional (mudança de classe) e Progressão funcional (mudança de nível).

Além disso, ainda fixa prazos para que o(a) professor(a) abra Processo solicitando a sua Promoção e/ou Progressão Funcional.

Após sua leitura e análise, e se for o caso, solicitamos que envie, para o e-mail da ADCESP (adcesp@gmail.com), apenas até o dia 17/03/2018, suas sugestões para que possamos compilá-las e apresentá-las ao Relator, professor Geraldo Luz.


SEGUE O LINK DA MINUTA NA ÍNTEGRA: 




quinta-feira, 1 de março de 2018

COORDENAÇÃO DA ADCESP PROTOCOLA PEDIDO DE AUDIÊNCIA COM O GOVERNO PARA TRATAR DO REAJUSTE SALARIAL DA CATEGORIA

Ontem pela manhã (28/02), a coordenação da ADCESP, representada pela coordenadora geral Rosângela Assunção e pelo Coordenador de Comunicação Antonio Dias, estiveram no Palácio de Karnak para solicitar audiência com o Governador Welington Dias (PT) para tratar de assuntos de interesse da categoria docente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), prioritariamente sobre o tema “Campanha Salarial 2018”.

A situação salarial da categoria já é de conhecimento do Governo, diante dos inúmeros ofícios já encaminhados, dentre eles o formalizado através do processo de protocolo AP.010.1.009112/17, com estudos econômicos sobre a realidade salarial da categoria docente da UESPI e as perdas salariais nos últimos quatro anos já somam mais de 30%. 


Além de não termos reposição de perdas salariais desde 2013, nem mesmo o incremento financeiro decorrente das portarias que dão direito à progressão, promoção e mudança de regime de trabalho (Dedicação Exclusiva) vêm sendo implantados em folha pelo Governo, o que representa um desrespeito ao Plano de Cargos e Salários docente da UESPI, bem como representa também o não reconhecimento do indispensável trabalho desenvolvido pela categoria em prol do desenvolvimento educacional, científico e cultural no Estado do Piauí.


É preciso e necessário manter a categoria mobilizada, uma vez que o Governo do Estado vem se negando constantemente a reajustar os salários de diversas categorias, utilizando como justificativa a Lei de Responsabilidade Fiscal. Só a luta política da categoria é capaz de mudar esse cenário.