quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ASSEMBLEIA GERAL DA UESPI - #SOSUESPI 29/09

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí  - ADCESP, convoca toda a comunidade universitária da capital e do interior para participar da Assembleia Geral da categoria, nesta quinta-feira, 29 de setembro, 9h, no Antiteatro do CCN – UESPI (Campus Poeta Torquato Neto - Teresina).

PAUTAS

- INFORMES
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI
- GREVE NACIONAL
- PEC 241 E PLP 257
- ENCAMINHAMENTOS

Já solicitamos 3 audiências com o governo do estado para negociação,  mas não fomos recebidos e nem recebemos proposta!


VAMOS A LUTA, POR NOSSOS DIREITOS, POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!




29 de setembro - DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO! #SOSUESPI

A ADCESP convida todos os professores e professoras, técnicos e estudantes da  Universidade Estadual do Piauí – UESPI, para participar nesta quinta-feira, às 9 horas, para um Ato Público, em frente ao Ministério do Trabalho na Av. Frei Serafim.

O Ato é contra as Reformas Trabalhistas e Previdenciárias, contra o PLP 257 e 4567, a PEC 241, contra a reforma do Ensino Médio e Escola sem Mordaça.

Participe desta luta, você pode fazer a diferença na busca por uma educação de qualidade! #SOSUESPI





sexta-feira, 23 de setembro de 2016

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Todos na sala do CCJ- ALEPI, segunda-feira dia 26 de setembro ás 9 horas.

Pauta: Lutar Contra a Reforma da Previdência

É importantíssimo, compareça!

GOVERNO DO ESTADO SE RECUSA MAIS UMA VEZ A NEGOCIAR

Na manhã desta quinta - feira (22), dia de greve geral, com paralisações por todo o país, a ADCESP (Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí), esteve em reunião junto ao Ministério Pública e representantes da administração superior da UESPI, para tratar mais uma vez sobre as demandas da Instituição.

O governador Wellington Dias novamente não compareceu a mesa de negociações, não apresentou propostas e a situação da UESPI continua sem sinal de soluções. A reitoria da UESPI apresentou um projeto para a realização de concurso, a proposta deve ser apresentada ao governo.

“A proposta é para concursos de efetivos e temporários para as vagas de 2017 e 2018. O problema é a participação do governo em assinar o documento para garantir a realização”, explicou a professora Lina Santana, presidente da ADCESP.

Nesta sexta-feira (23), será realizada uma reunião com Reitoria da UESPI para saber qual o posicionamento do governo diante da proposta.

“O primeiro semestre já foi encerrado, a previsão é que dia 10 de outubro inicie o segundo semestre, mas nós temos a informação que cerca de 250 disciplinas ainda não tem professor para administrar. No entanto, ainda não há um compromisso firmado do governo do estado em contratar professores efetivos. Ficamos nesse impasse, sem saber como nossos alunos vão concluir os cursos e como outros vão iniciar”, disse a professora Janete Batista.


As outras demandas apresentadas pela ADCESP continuam pendentes.

“Já tentamos audiência três vezes e não conseguimos, nós temos pontos pendentes como a questão salarial que esta no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), mas, uma vez que o governador não tenha assinado, nós não podemos levar em consideração. Tem também a questão das promoções e progressões, soubemos de boca a boca que o governo vai autorizar em outubro, mas nada certo”, disse Lina Santana.


A greve da categoria esta suspensa, uma nova Assembleia Geral deve ser realizada nos próximos dias deliberar os caminhos do movimento grevista. Na última Assembleia ficou acordado uma retomada da greve.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

GREVE GERAL NACIONAL DIAS 22 E 29 DE SETEMBRO

ADCESP convida todo o corpo docente da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, do interior e da capital para participar nesta quinta -feira (22) e dia no 29 de setembro da Greve Geral Nacional!

Por:
- CONCURSOS PÚBLICOS
- EDUCAÇÃO PÚBLICA
- DIREITOS SOCIAIS
- MELHORES SALÁRIOS

CONTRA A PLP 257 E A PEC 241


SOME E CONTRIBUA COM ESTA LUTA!




quarta-feira, 14 de setembro de 2016

COMUNICADO: Implatação no mês de setembro das promoções, progressões e mudanças de regime


A diretoria da ADCESP foi informada ontem (13) pela administração superior da UESPI que todas as promoções, progressões e mudança de regime de trabalho ainda pendentes e que já tramitaram ou que estão em tramitação com previsão de conclusão de trâmite ainda esse mês, serão implantadas no contracheque de outubro.

Percebemos que a luta pelos nossos direitos não é em vão, dos professores aos outros membros que compõe a Universidade Estadual do Piauí. Esse é mais uma dos resultados obtidos através dos dias de greve e das lutas diárias.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Estudo avalia viabilidade de autonomia financeira da Uespi (#SemanadeMobilização)

O estudo sobre a viabilidade de autonomia financeira da Uespi foi realizado pelos professores Tiago Carvalho, Hermes Castelo Branco e Francisco Soares, apresentado na Semana de Mobilização promovida pela Associação dos Docentes da Uespi – ADCESP.


Os dados do estudo são oficiais, ano a ano, a Uespi tem em média, 75% destinado do seu orçamento destinado a folha de pagamento, 20% para custeio, 5% para investimento. Contudo, na execução financeira, esses valores são alterados.

Embasamento legal e autonomia de universidades estaduais

Artigos 227 da CF e 228 da CE:

“As universidades gozam de autonomia didático – científica e administrativa, incluída gestão financeira e patrimonial, observando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

“A folha de pagamento é cumprida praticamente na íntegra porque o Estado não pode deixar de pagar, mas há uma redução nos valores com o custeio da máquina da Uespi  e o orçamento para investimento ano a ano, vem sendo drasticamente reduzido”, explicou o professor Hermes.

Segundo os professores, foi isso que levou a Uespi à situação em que esta hoje.

“Se a Uespi não executa a parte de investimentos na infraestrutura (muitas vezes a culpa não é da universidade), ao longo dos anos o reflexo é a falta equipamentos nos laboratórios, prédios novos, estrutura ameaçada. Grande parte dos problemas que a universidade passa hoje decorrem desse corte do orçamento destinado a infraestrutura”, explicou.


Conclusão do Estudo:

O modelo legal que melhor se aplica a Uespi é o modelo das IEES do Estado de São Paulo, que se baseia em repasse por duodécimos baseado na quota-parte do Estado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.

A implantação da autonomia com base no percentual de 8,5% da quota-parte do Estado do ICMS não traz, a priori, qualquer tipo de dano às finanças do Estado sob o ponto de vista orçamentário. O orçamento da Uespi corresponde, coincidentemente, a este percentual deste Receita.

“Precisamos de uma administração superior que assuma a responsabilidade e vá atrás desse processo de mudança. Mas antes disso, precisamos recuperar o que a Uespi perdeu, a autonomia administrativa, depois disso, vamos atrás da plena autonomia”, explicou

O estudo foi solicitado e apresentado ano passado para a administração superior da Universidade, mas nada ainda foi feito com base no que foi apresentado.

“Até o momento não soubemos os encaminhamentos que foram tomados, se a universidade vai realizar outro plano, se pretende apresentar ao governo, nós não tivemos retorno sobre o que foi decidido”, concluiu.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Docentes participam da abertura do Congresso Estudantil da Uespi

A Associação de Docentes da Universidade Estadual do Piauí  ADCESP esteve representada, na tarde desta quinta-feira (02), pela professora Lucineide Barros,  na abertura do II Congresso Estudantil da Universidade Estadual do Piauí. O evento tem por objetivo fundar uma nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE), para que assim, alunos da instituição tenham representatividade dentro e fora da universidade.

Em seu discurso, a professora reiterou a necessidade de uma organização coletiva para o fortalecimento da universidade e do movimento estudantil.

" E necessário pintar a universidade de todas as cores", ressalta.

Professora Lucineide Barros (Congresso Estudantil)

As atividades da Semana de Mobilização da UESPI, proposta pela ADCESP, retorna com sua programação nesta sexta-feira (02), com palestras e apresentação da prestação de contas.

O evento, voltado para professores de todos os campis de Universidade Estadual do Piauí, é realizado no auditório do GERATEC, no campus Torquato Neto.