segunda-feira, 22 de agosto de 2016

ADCESP repudia descaso com a Serra da Capivara

Ontem (21/08), no encerramento da Olimpíada Rio 2016, o Parque Nacional Serra da Capivara, que fica no município de São Raimundo Nonato, sul do Piauí, foi exaltado durante a cerimônia. 

Lembra - se então dá importância do principal patrimônio histórico do Piauí, que há anos sofre com o descaso do poder público e corre o sério risco de ser fechado. 

Recentemente, a Arqueóloga Niède Guidon, diretora do parque, chegou até a anunciar seu afastamento, a demissão de todos os funcionários, assim como a parada de todos os trabalhos que eram realizados na Serra da Capivara, por falta de repasses financeiros. Um triste fim para o berço do homem americano. 



A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí - ADCESP vem mostrar indignação diante deste inaceitável desrespeito à história, a arte e a vida daquele parque. O descaso é semelhante ao que a UESPI, principal patrimônio da educação estadual, vem sofrendo nos seus 30 anos de história, cursos podem ser fechados, professores sem receber aumento, falta de estrutura básica para o ensino. A ADCESP também repudia as ações do governo estadual que em nada somam para o crescimento e qualidade do ensino público.   

Depoimento da Professora Rebeca Henneman, Uespi, campus de Campo Maior:

É lamentável e deplorável o descaso com a Serra da Capivara.

Mas, convenhamos, é muito coerente com a ideologia tecnicista crescente entre os golpistas (afinal, qual a "utilidade" de uns rabiscos milenares numas pedras? As ciências humanas não se ocupam de coisas relevantes. Inscrições rupestres não enchem barriga. Por que não explorar o subsolo? Por que não fazer algum latifúndio por lá?) e com o descaso histórico do Piauí consigo mesmo (Deus sabe o que faz. Sempre foi assim. Aqui nada dá certo. No Piauí é assim. Conseguimos mais uma vez ser vergonha nacional - que orgulho! Somos vergonha mundial! Bora ali na França ver umas cavernas! Se fosse no Ceará não era assim.)

Não adianta a terra ser querida nas palavras vazias do hino e não ser cuidada e amada nas práticas mais cotidianas.

A Serra da Capivara começará a ser salva quando o povo do Piauí parar de aceitar sustentar elites, abandonar as práticas clientelistas e se respeitar: com água encanada, luz, rede sanitária, escola, saúde para todo mundo. E se orgulhar disso tudo como conquistas sociais e não como favor. Dai a Serra poderá ser realmente patrimônio do Piauí.


Piauí, terra querida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário