Professor pró-reitor adjunto Paulo Henrique Pinheiro |
O espaço do horário da tarde da nossa Semana de Mobilização foi sobre “UESPI: organização e trabalho docente”. Facilitado pelo professor pró-reitor adjunto Paulo Henrique Pinheiro com colaboração do Reitor Nouga Cardoso, iniciou às 14h30min, expondo o conteúdo a respeito do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), que consiste num documento de elaboração onde são definidas as missões da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Que num período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e orçamento. No plano da UESPI, foram seguidos os critérios do MEC, alinhado 100% a legislação das demais universidades estaduais. Dividido em comissões, uma comissão central e outras subcomissões, em cada campus e centros. Nessas subcomissões foram escolhidos representantes da comunidade acadêmica, docentes, discentes e técnicos administrativos.
Professor pró-reitor adjunto Paulo Henrique Pinheiro |
Na a exposição de Paulo Henrique, dos eixos que constituem a universidade, a organização que mais cresceu foi a didático pedagógico, pois é um dos eixos que menos depende de recursos para seu crescimento. E as que apresentam maior fragilidade são corpo docente e técnicos administrativos, associados principalmente a falta de concursos de professores a fim de preencher o quadro de efetivos, assim como demissões e transferências. Outra organização que demonstra enfraquecimento é a infraestrutura da instituição. Pensar a UESPI levando em consideração ensino, pesquisa e extensão. Buscando melhorias para cada um desses itens, podendo adquirir maiores ofertas para especializações, mestrados, doutorados. Pois a maioria dos campi da instituição não oferta pós-graduação. O professor também afirmou que na elaboração do PDI não prevê abertura de novos cursos até 2020, pois os anos de 2017 até 2019 são para fortalecer estruturalmente os cursos que a universidade já oferta.
A instituição tem até o fim de dezembro desse ano para conclusão do PDI, Paulo Henrique declarou que a comissão está agilizando ao máximo para que ele seja finalizado dentro do prazo, pois segundo o governo só poderá haver abertura de concurso para professores efetivos após fechamento do plano. “Participar da elaboração do PDI foi um trabalho árduo, mas também gratificante. Por proporcionar autoconhecimento das nossas fragilidades e forças como membros da universidade.” Afirma o Pró-Reitor, que após sua fala foi aberta para discussão com os demais presentes.
Comunidade acadêmica presente na Semana de Mobilização |