Representantes dos sindicatos das categorias de servidores estaduais que foram prejudicadas com o não pagamento do reajuste salarial pelo Estado previsto para o salário de novembro se reuniram na tarde de hoje (02) com o secretário Estadual de Administração, João Henrique Sousa, para discutir o problema. O secretário afirmou que o governo vai implementar os reajustes previstos em lei, mas apenas a partir do salário de dezembro, com efeitos também no 13º salário. A Adcesp chamará assembleia geral para debater a questão e aprovar encaminhamentos em defesa do reajuste devido referente ao mês de novembro.
Nesta quarta (03), diversas entidades sindicais de trabalhadores do serviço público se reúnem e apresentarão posicionamento através de entrevista coletiva, que acontecerá às 11h, no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindespi – rua 19 de novembro, nº 160, centro norte). As diversas categorias se manifestarão sobre a posição do governo e anunciarão medidas a serem tomadas coletivamente em defesa do pagamento do que é devido às categorias (diferença salarial referente ao mês de novembro). Na oportunidade, será lançado o Fórum Estadual em Defesa e Valorização do Serviço Público, que reunirá diversas entidades, como o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpolpi), Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Associação do Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp), Sindicato dos Trabalhadores na Saúde (Sindespi),Sindicato de Trabalhadores do SASC, do IAPEP, dentre outras.
Por conta do descumprimento do acordo por parte do Governo, todas as categorias prejudicadas realizaram uma grande paralisação unificada no dia 24 de novembro. Alguns profissionais continuam de braços cruzados, como é o caso dos agentes penitenciários. Para unificar a luta pelo cumprimento dos acordos pelo Estado, diversos sindicatos de trabalhadores se uniram para criar o Fórum Estadual em Defesa e Valorização do Serviço Público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário