terça-feira, 6 de março de 2018

MINUTA ESTABELECE NORMAS E CRITÉRIOS PARA SOLICITAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL DOS DOCENTES DA UESPI


A UESPI constituiu, anda no ano passado, uma Comissão que elaborou uma Minuta cujo objetivo é “Estabelecer normas e critérios para o Desenvolvimento Funcional dos docentes da Universidade Estadual do Piauí”.

A minuta traz informações importantes para a categoria. Orientamos a leitura atenta do conteúdo, uma vez que ela altera critérios, sobretudo a contagem de pontos, para os processos onde os professores solicitam mudança de Promoção Funcional (mudança de classe) e Progressão funcional (mudança de nível).

Além disso, ainda fixa prazos para que o(a) professor(a) abra Processo solicitando a sua Promoção e/ou Progressão Funcional.

Após sua leitura e análise, e se for o caso, solicitamos que envie, para o e-mail da ADCESP (adcesp@gmail.com), apenas até o dia 17/03/2018, suas sugestões para que possamos compilá-las e apresentá-las ao Relator, professor Geraldo Luz.


SEGUE O LINK DA MINUTA NA ÍNTEGRA: 




quinta-feira, 1 de março de 2018

COORDENAÇÃO DA ADCESP PROTOCOLA PEDIDO DE AUDIÊNCIA COM O GOVERNO PARA TRATAR DO REAJUSTE SALARIAL DA CATEGORIA

Ontem pela manhã (28/02), a coordenação da ADCESP, representada pela coordenadora geral Rosângela Assunção e pelo Coordenador de Comunicação Antonio Dias, estiveram no Palácio de Karnak para solicitar audiência com o Governador Welington Dias (PT) para tratar de assuntos de interesse da categoria docente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), prioritariamente sobre o tema “Campanha Salarial 2018”.

A situação salarial da categoria já é de conhecimento do Governo, diante dos inúmeros ofícios já encaminhados, dentre eles o formalizado através do processo de protocolo AP.010.1.009112/17, com estudos econômicos sobre a realidade salarial da categoria docente da UESPI e as perdas salariais nos últimos quatro anos já somam mais de 30%. 


Além de não termos reposição de perdas salariais desde 2013, nem mesmo o incremento financeiro decorrente das portarias que dão direito à progressão, promoção e mudança de regime de trabalho (Dedicação Exclusiva) vêm sendo implantados em folha pelo Governo, o que representa um desrespeito ao Plano de Cargos e Salários docente da UESPI, bem como representa também o não reconhecimento do indispensável trabalho desenvolvido pela categoria em prol do desenvolvimento educacional, científico e cultural no Estado do Piauí.


É preciso e necessário manter a categoria mobilizada, uma vez que o Governo do Estado vem se negando constantemente a reajustar os salários de diversas categorias, utilizando como justificativa a Lei de Responsabilidade Fiscal. Só a luta política da categoria é capaz de mudar esse cenário.





segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ADCESP SE REUNE COM ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR PARA COBRAR RESPOSTAS ÀS DEMANDAS DA CATEGORIA




Na última quinta-feira (22/02) a nova Coordenação da ADCESP reuniu-se com o vice-reitor da UESPI, professor Evandro Alberto de Sousa, com o pró-reitor de Administração, Prof. Geraldo Eduardo da Luz Júnior, a pró-reitora adjunta da PROPLAN Profa. Joseane de Carvalho Leão da UESPI, no intuito de cobrar respostas em relação a diversas demandas da categoria docente e outros assuntos relevantes sobre a UESPI, como atraso da implantação de promoções e progressões, reajuste salarial, atraso do pagamento de professores substitutos, bolsistas e trabalhadores terceirizados. 


Sobre as Promoções, progressões e mudanças de regime, fomos informados que não há uma data definitiva para implantação, apenas um compromisso não oficial do Governo do Estado em fazer as implantações a partir de maio, mas isso só irá ocorrer se o estado sair do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Nós, coordenadores da ADCESP, fomos enfáticos em dizer que isso gera um descontentamento entre os docentes e que muitos professores tem procurado a nossa assessoria jurídica, tendo em vista o tempo que já se prolonga para implantação nos contracheques de seus direitos. Na oportunidade foi solicitado um relatório atualizado listando todos os professores que ainda não tiveram implantados nos seus contracheques as promoções, progressões e/ou mudanças de regime de trabalho.


Sobre o reajuste salarial, o orçamento apresentado para este ano pelo governo para UESPI não permitiu nenhuma proposta de incremento a folha de pessoal, ou seja, mais uma vez a proposta do governo prever para os professores da UESPI é zero de reajuste. 


Sobre os atrasos dos pagamentos dos professores substitutos, bolsistas e trabalhadores terceirizados a Administração Superior afirmou que já apresentou o problema a secretária de administração, que se comprometeu em resolvê-los entre fevereiro e março. 

Saímos desse encontro com a única certeza: a necessidade, cada vez mais urgente, de nos unirmos e, por meio de uma mobilização forte e de pressão da nossa categoria, lutar em defesa dos nossos direitos. Só a luta muda a vida!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

NOTA DE SOLIDARIEDADE E APOIO À PARALISAÇÃO DOS BOLSISTAS DA UESPI

A Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP), se solidariza com a luta dos estudantes bolsistas da instituição, que desde de novembro de 2017 não recebem o pagamento das suas bolsas.

As bolsas-Trabalho, Bolsa PIBIC/UESPI, Bolsa PIBEU, Bolsa-Cultural e Bolsa-Estágio, referente aos meses de novembro, dezembro (2017) e janeiro (2018) estão em atraso. Por esse motivo, a Comissão dos Bolsistas da Universidade Estadual do Piauí/UESPI, em conjunto com a Diretoria Executiva do Diretório Central dos Estudantes da UESPI decidiram, após reunião, deflagrar uma paralisação de 48h, nos dias 15 e 16 de fevereiro em busca da resolução das demandas.

Não podemos admitir que uma universidade pública como a UESPI, onde as políticas de permanência estudantil já são precárias e insuficientes, aconteçam atrasos de bolsas, deixando centenas de estudantes sem condições de ir às aulas ou pagando para trabalhar e estudar.

A ADCESP apoia a luta dos estudantes e reforça que se faz cada vez mais necessária a luta por uma universidade autônoma, financeira e administrativamente, onde episódios como esse não voltem a acontecer.



Comunicado oficial do DCE UESPI LIVRE:



sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

ENCAMINHAMENTOS DA ASSEMBLEIA GERAL, DIA 8 DE FEVEREIRO


Docentes da Universidade Estadual do Piauí, atendendo ao chamado da ADCESP, realizaram uma Assembleia Geral específica para debater a relação contratual entre a UNIMED e a ADCESP, no dia 8 de fevereiro. Dos pontos debatidos, a categoria aprovou os seguintes encaminhamentos:

1 - Ratificar a decisão de contratar a administradora “RESOLVE” e a “UNIMED TERESINA”, para prestação de serviços de plano de saúde;

2 – Foi aprovado o termo aditivo do contrato com a administradora RESOLVE/ UNIMED TERESINA, de modo que todos os direitos adquiridos no contrato anterior fiquem resguardados, sem perdas para os associados;

3 – Sobre a ratificar a decisão da diretoria de cancelar o contrato de prestação de plano de saúde com a “UNIMED PIAUÍ”, a categoria aprovado por unanimidade, mas com o seguinte texto: A ADCESP enviará novo ofício para a Unimed Piauí RETIFICANDO o conteúdo do documento anterior. Neste novo ofício, afirma-se que o ato rescisório de contrato com a Unimed Piauí estará condicionado à inclusão de aditivo que estabeleça que o Plano de Saúde Unimed Teresina reconheça direitos adquiridos dos associados da ADCESP.






terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

ASSEMBLEIA GERAL, DIA 08 DE FEVEREIRO DE 2018

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí- ADCESP/SSIND CONVOCA todos os associados para uma ASSEMBLEIA GERAL, a ser realizada no próximo dia 08 de fevereiro de 2018, quinta-feira, na Sala de Vídeo do CCHL - UESPI, em primeira convocação às 9h e em segunda convocação às 09h30min, com qualquer número de filiados, de acordo com o regimento, para deliberar sobre a seguinte pauta:

Informes;

Homologação e posse da nova Coordenação Estadual da ADCESP para o mandato de dois anos;

Encaminhamentos.

ASSEMBLEIA GERAL EXCLUSIVA PARA TRATAR SOBRE O CONVÊNIO UNIMED, DIA 08/02

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí- ADCESP/SSIND CONVOCA todos os associados para uma ASSEMBLEIA GERAL - exclusiva para tratar sobre o convênio UNIMED- a ser realizada no próximo dia 08 de fevereiro de 2018, quinta-feira, na Sala de Vídeo do CCHL - UESPI, em primeira convocação às 10h e em segunda convocação às 10h30min, com qualquer número de filiados, de acordo com o regimento, para deliberar sobre a seguinte pauta:

• DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DO TERMO ADITIVO DO CONTRATO COM A ADMINISTRADORA RESOLVE/ UNIMED TERESINA;

• DELIBERAÇÃO ACERCA DA RATIFICAÇÃO DA DECISÃO DA DIRETORIA DE CANCELAR O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE COM A “UNIMED PIAUÍ”;

• DELIBERAÇÃO SOBRE A RATIFICAÇÃO OU NÃO DA DECISÃO DE CONTRATAR A ADMINISTRADORA “RESOLVE” E DA “UNIMED TERESINA”, PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PLANO DE SAÚDE;

• ENCAMINHAMENTOS.