ESCOLA SEM PARTIDO OU ESCOLA COM MORDAÇA?
O cenário de retirada de direitos e de crescimento de violências exige reflexões aprofundadas a respeito do papel das instituições e das pessoas na superação desse quadro. Como deve atuar a escola e seus/as professores/as? Como assegurar às novas gerações o direito de acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade sem desconsiderar temas que marcam a vida social e são historicamente negligenciados, como o racismo, a violência com contra mulheres, homossexuais, pessoas com deficiência e outras? Em tempos de restrição às políticas sociais e de governos autoritários é possível abrir mão da atuação dos movimentos sociais para assegurar direitos adquiridos e conquistar novos direitos?
Na Câmara Federal está em pauta uma matéria intitulada “Escola sem Partido” (PL 7180/14 e apensados), que pretende restringir os conteúdos a serem ensinados na escola, partindo da premissa que professores(as) estão doutrinando crianças e jovens, numa flagrante agressão à atividade docente, cuja liberdade é relativa, pois condicionada aos limites dos parâmetros curriculares nacionais, aos projetos político-pedagógicos, e às supervisões escolares.
Ou seja, o objetivo do Projeto é outro: aprovar um programa que limite a possibilidade de pensar livre e autonomamente, mantendo a população brasileira na lógica colonialista e opressora, sem critica e resistência. Por isso o ANDES/SN, a ADCESP, intelectuais comprometidos(as) com as lutas pela transformação social, afirmam a defesa de uma ESCOLA SEM MORDAÇA.
Lhe convidamos a discutir o assunto em uma aula pública, ministrada pela Professora Rebeca Hennemann (UESPI/Campo Maior) e o Professor Radamés Rogério (UESPI/Parnaíba) no dia 30 de novembro/2018, a partir das 8:30h, no espaço dos Caixas Eletrônicos do Campus Poeta Torquato Neto/UESPI.
Na oportunidade também celebraremos os 50 anos da obra “Pedagogia do Oprimido” (Paulo Freire).
PROGRAMAÇÃO - DIA 30 DE NOVEMBRO
8:30h - Homenagem: 50 anos de “Pedagogia do Oprimido” - Paulo Freire vive! (compartilhar a leitura de alguns fragmentos da obra)
9:00h 0 9:45h - Acolhida e boas vindas (falar dos objetivos da atividade)
9:45 - Fala da Profª Mestra Rebeca Hennemann e do Prof. Doutor Radamés Rogério (20 a 30 minutos para cada fala)
10:45 - outras considerações das pessoas presentes
9:00h 0 9:45h - Acolhida e boas vindas (falar dos objetivos da atividade)
9:45 - Fala da Profª Mestra Rebeca Hennemann e do Prof. Doutor Radamés Rogério (20 a 30 minutos para cada fala)
10:45 - outras considerações das pessoas presentes
* Performance Escola sem Mordaça
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REBECA HENNEMANN - Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Trabalho Antropologia da Propriedade Intelectual (GT ANTROPI - UFRGS), professora assistente na Universidade Estadual do Piauí - Campus Heróis do Jenipapo, na área de Ciências Sociais e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Instituições, Cultura e Sociabilidades NICS/UESPI. Desenvolve atividades de extensão nas áreas de gênero e coordena o subprojeto PIBID Travessias atlânticas.
RADAMÉS DE MESQUITA ROGÉRIO - Professor adjunto I da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Doutor (2014) e Mestre (2009) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da educação, do ensino médio, das sociedade contemporâneos, do esporte e Antropologia dos processos de fluxos no espaço-tempo. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Sociologia (LEPES) - UESPI, pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Instituições, Cultura e Sociabilidades (NICS) - UESPI.
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