terça-feira, 30 de maio de 2017

Audiência sobre a Lei Orçamentária para 2018 - Dia 31 de maio

A Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Piauí realiza nesta quarta-feira, 31 de maio, às 9 horas na sala da Comissão de Constituição e Justiça, audiência onde será discutido o Projeto de Lei que dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária de 2018.

Vamos participar e buscar mais recursos financeiros para a Uespi, a cada ano a situação da universidade fica mais difícil, sem autonomia financeira e com poucos recursos do governo.    

sexta-feira, 19 de maio de 2017

ATO PÚBLICO - SEGUNDA - FEIRA (22) EM FRENTE A SEAD - PARTICIPE!

A Adcesp convoca todos os docentes para participar nesta segunda feira (22), do ATO PÚBLICO em frente à SEAD - Secretaria de Administração do Piauí. Vamos cobrar do Governo do Estado providências URGENTES quanto aos problemas da Uespi.

O governo se omite da responsabilidade com a instituição e nem sequer recebe a categoria para ouvir as demandas.

Precisamos de toda a comunidade uespiana unida em busca de melhorias estruturais, melhor qualidade no ensino e mais valorização dos profissionais.



quarta-feira, 17 de maio de 2017

ATENÇÃO: CARTA AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA UESPI

Prezado Professor, Prezada Professora,


Estamos há mais de um mês em campanha salarial e a indefinição do índice de reajuste salarial por parte do governo já preocupa toda a categoria docente da Universidade Estadual do Piauí.
A preocupação aumenta ainda mais tendo em vista que maio é a chamada data-base dos servidores e servidoras públicas estaduais, ou seja, o momento em que normalmente são definidos acordos salariais entre sindicatos e o governo, após negociação.
No processo de preparação para discutir o assunto com o governo, a ADCESP realizou estudos técnicos com o objetivo de identificar perdas e definir referencial para a proposta de reajuste. Paralelo a isso, vem oficializando solicitações, reiteradas, de reunião com o governo para tratar sobre a matéria, mas nenhum dos sete ofícios encaminhados à Secretaria de Administração foram respondidos. Nestas tentativas de comunicação com o governo, a ADCESP enviou ainda os estudos técnicos realizados e solicitou análise e posicionamento da administração pública.
Diante da falta de respostas do governo, ficou encaminhada, na última Assembleia Geral docente (11/05/2017), uma manifestação na Secretaria Estadual de Administração (SEAD), no dia 22 de maio deste ano, às 9h, com o objetivo de garantirmos espaço de negociação, e reiterar a proposta do Sindicato.
Ressaltamos a importância e necessidade de assegurarmos uma forte presença na SEAD, argumentando que estamos sem reajuste desde 2015, que as perdas identificadas nos estudos técnicos representam 30,6% e que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), realizado pela Universidade e acolhido pelo governo, contempla 15% de reajuste na projeção de custos da UESPI.
Além da questão salarial, temos ainda outras demandas no que diz respeito a concurso público, melhores condições de trabalho, e políticas gerais de atendimento ao conjunto da comunidade universitária. Precisamos realizar uma forte mobilização para atendimento de nossos pleitos e também para reforçar a luta geral da classe trabalhadora brasileira neste contexto de ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários, que também nos afetará, em caso de aprovação no Congresso Nacional. 
Neste sentido, informamos ainda que a assembleia geral docente também aprovou a participação de nossa categoria na Marcha à Brasília, no dia 24 de maio, convocada pela Central Sindical e Popular - CSP Conlutas e outras entidades, em defesa de nossos direitos.

Todos à luta!

quarta-feira, 10 de maio de 2017

REUNIÃO COM O REITOR NOUGA CARDOSO – 08/05/2017

1) SOBRE O CORTE INDISCRIMINADO DAS ÁRVORES NO CAMPUS POETA TORQUATO NETO: 
- A orientação da reitoria foi de podar, mas houve uma re(orientação) de terceiros para aniquilá-las. A ADCESP formalizará denúncia junto ao órgão competente.

2) POSICIONAMENTO DO GOVERNO SOBRE O CUMPRIMENTO DO PDI/ REAJUSTE SALARIAL: 
- O Reitor informou que solicitou audiência junto ao Governo do Estado e conversou com os secretários de administração e finanças. Contudo, não obteve resposta e os mesmos não sinalizaram quanto ao percentual de reajuste salarial.

3) PAGAMENTO E DEMISSÕES DOS SERVIDORES DA LIMPEL:
-  A reitoria informou que as demissões foram determinação do Governo do Estado, sob justificativa de contenção de  gastos.
- A ADCESP informou e formalizou denúncia a respeito da reclamação de funcionários da LIMPEL quanto ao assédio moral e pediu transparência nos critérios que determinam as demissões. O reitor ressaltou que o contrato com a LIMPEL é mantido por força de liminar e que existe uma cláusula  que assegura a possibilidade de atraso da UESPI de até três meses, sem que isso implique em atraso de salários.

4) BOLSAS DE EXTENSÃO:
- Professor Dutra informou que foram pagas.

5)  RECURSOS DO BANCO MUNDIAL:
- Foram aplicados aproximadamente sete milhões de reais em materiais de apoio didático pedagógico.
- Quanto às construções; os projetos já estão prontos, porém há impedimento legal para a construção em terrenos em que a UESPI não possua a titularidade. Onde não há esse problema, as obras já estão sendo executadas.

6) CONCURSO PARA PROFESSORES EFETIVOS: 
- O reitor informou que aguarda parecer dos órgãos de controle (PGE, TCE e SEAD), com base nas resoluções internas sobre o concurso e que não há impedimento de ordem legal. Informou ainda que assim que os pareceres forem liberados, o edital será lançado.

7) PROGRESSÕES/ PROMOÇÕES:
- Não há mais impedimento de ordem legal. Foi encaminhada uma lista de impacto financeiro ao governo; Aguardamos a implantação dos mesmos.

8) ALTERAÇÃO DA LEI 124/09: 
- Já foi publicada no Diário Oficial no dia 24 de abril de 2017.

9)  CONSTRUÇÃO DO MURO (SEGURANÇA): 
- A solicitação foi feita após os inúmeros assaltos que ocorreram no campus Poeta Torquato Neto.
- Serão colocadas grades ao redor do campus;
- Serão construídas duas guaritas;
- Será construído um calçamento decente;
- Será instalada uma melhor iluminação.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Assembleia Geral dos Docentes da UESPI, dia 11 de maio, às 9h

A ADCESP convida todos os docentes da UESPI para assembleia geral da categoria, que vai deliberar sobre os seguintes pontos: 

1 - INFORMES
2 - VISITA AOS CAMPI DO INTERIOR
3 - CAMPANHA SALARIAL
4 - AVALIAÇÃO DA GREVE GERAL
5 - INDICATIVO DE GREVE