quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Por que participar do 1º Encontro Nacional do MML?

Uma nova Assembleia Geral dos docentes da UESPI está marcada para o dia 23 de agosto, sexta-feira, às 9 horas, no Anfiteatro do CCN - Campus Poeta Torquato Neto. O objetivo é debater especificamente o 1º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta – MML, a possibilidade de enviar representantes da categoria e também os casos de assédio (moral e sexual) ocorridos na instituição. Além disso, a assembleia faz parte do calendário de mobilização para o dia 30 de agosto, Dia Nacional de Paralisação.

Entenda porquê a ADCESP deve participar desse encontro e as informações gerais:




Objetivos e temas do Encontro:

1) Discutir e atualizar o debate sobre conjuntura nacional e internacional, considerando as fortes lutas que se desenvolvem no Brasil e no resto do mundo.

2) Compartilhar com o conjunto de ativistas mulheres que lá estarão o debate sobre concepção de organização das mulheres trabalhadoras, atualizando a caracterização do processo de reorganização do movimento de mulheres no Brasil.

3) Atualização Programática do MML, considerando as mudanças conjunturais importantes que ocorreram de 2008 para cá, entre elas a eleição da 1ª mulher à presidência do Brasil.

4) Definir campanhas políticas no marco da virada em nossa intervenção sobre a organização de lutas concretas

5) Avançar na estrutura e organização do MML, definindo um estatuto, elegendo uma direção, de modo que isso também ajude na confecção de um CNPJ do MML.

Data do Encontro

04, 05 e 06 de outubro de 2013

Local do Encontro

Pousada do Rei – Sarzedo (região metropolitana de Belo Horizonte)

Base social do Encontro

Priorizar as bases da CSP Conlutas, movimento sindical e movimento popular. Mas precisamos ser ousados também no movimento estudantil. Podemos e devemos avançar para bases que ainda não se organizam na CSP Conlutas e utilizar o Encontro do MML e o debate de mulheres para aproximar novas entidades para a Central e para o MML.

Programação do Encontro

Sexta feira (04/10):

8h – Credenciamento

10h – Mesa de abertura
Conjuntura Nacional e Internacional e a reorganização do movimento de mulheres trabalhadoras no Brasil

13h – Almoço

14h30 – Grupos de trabalho temáticos

Principal momento de elaboração e atualização programática do Encontro

Aborto e sexualidade; A mulher no sindicato; Saúde da Mulher; Mulher negra; Violência; Mulher Lésbica; Mulher Jovem; Creches e o direito à maternidade; Trabalho Doméstico; Prostituição; A mulher operária; Mulheres e Educação; Mulher e movimento popular

Sábado (05/10):

7h – Café da Manhã

8h30 – Mesa sobre as campanhas políticas do MML
- Apresentação das propostas de principais campanhas do MML
- As propostas serão apresentadas por entidades ou grupos que enviarão propostas de resolução ao Encontro.

12h – Almoço

13h30 – Mesa com apresentação de algumas propostas de organização do MML

15h30 - Grupos de trabalho sobre a organização do MML, com base nas propostas de organização apresentadas no Caderno de Proposta de Resoluções e Contribuições e na exposição anterior.

18h30 – Jantar

21h – Festa do Encontro

Domingo (06/10):

9h - Plenária Final


Funcionamento dos debates no Encontro

- Qualquer entidade, oposição, movimentos ou grupos que participarem do Encontro terão direito a enviar propostas de resolução ao Encontro. 

- As propostas de resolução deverão discorrer sobre os temas e objetivos do Encontro. Também será permitido o envio de contribuições sobre temas diversas.

- As propostas de resolução terão limite de 5000 (cinco mil) caracteres. As propostas de contribuição terão limite de 12000 (doze mil) caracteres.

- As propostas serão apresentadas ao longo do Encontro, nas mesas de conjuntura e reorganização, sobre as campanhas políticas do MML e sobre a organização e estruturação do Movimento.

Critérios de participação no Encontro

- Podem participar do Encontro mulheres do movimento sindical, popular, estudantil e movimentos de luta contra a opressão. Não haverá eleição de delegadas ao Encontro, todas as mulheres presentes que pagarem a taxa, terão direito a voz e voto no Encontro.

- Homens poderão participar do Encontro sem direito a voz e voto.

- A Executiva Nacional do MML definiu por não ter eleição de delegadas por ainda não haver estruturação suficiente do movimento que demarque as bases do MML. O Encontro debaterá Estatuto e funcionamento, o que permitirá que futuramente esse critério seja utilizado nos próximos Encontros e/ou Congressos do MML.



Nenhum comentário:

Postar um comentário